A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas enfrentam forte queda. A plataforma blockchain que concorre diretamente com Ethereum subiu mais de 25% nas últimas 24 horas e passou a ser negociada por US $ 2,36, cerca de R$ 12,44.
Como resultado da alta, a moeda digital agora tem um valor total de mercado de US $ 70,8 bilhões, se tornando a quarta maior do mundo, atrás apenas da Binance Coin, Ethereum e Bitcoin.
O Bitcoin começou a cair depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que a empresa não aceitaria mais a criptomoeda como pagamento, desencadeando assim um pânico de vendas que viu a moeda digital despencar 15% em apenas 3 horas.
Musk disse que iria considerar outras criptomoedas que consomem menos energia, e como a Cardano se encaixa perfeitamente no perfil, investidores passaram a investir no ativo.
Apesar de a moeda ter valorizado mais de 40% ao longo da semana, ela vem tendo um bom desempenho desde meados do ano passado. No intervalo de um ano a criptomoeda valorizou mais de 4.200%.
Há apenas um ano o ativo digital era negociado por apenas US $ 0,05, agora, US $ 2.24. Um investimento de apenas US $ 100 na criptomoeda em maio de 2020, portanto, agora valeria US $ 4.480, cerca de R$ 23,618.
Cardano não está sozinha
A notícia é boa para os investidores da Cardano, mas ela não é a única que tem ido na direção contrária do mercado que agora, enfrenta queda.
Desde o anúncio de Musk sobre abandonar o Bitcoin devido ao seu consumo de energia, as criptomoedas alternativas que usam o algoritmo de prova de participação aumentaram de preço.
Moedas como XRP, Polkadot (DOT), Polygon (MATIC), Stellar (XLM) e Cosmos, estão com alta entre 5% a 20% na tarde deste sábado.
Todas as criptomoedas mencionadas acima usam um mecanismo de consenso que gastam menos energia que o Bitcoin.
Apesar de todas essas criptomoedas estarem ganhando atenção dos investidores, Musk parece estar totalmente focado na Dogecoin, uma criptomoeda que usa o mesmo mecanismo de consenso do Bitcoin.
Na quinta-feira (13), Musk tuitou que estava “trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin para melhorar a eficiência das transações do sistema”.
Antes disso, ele disse que a SpaceX aceitou a criptomoeda meme como pagamento para financiar uma missão lunar.
Depois disso, a criptomoeda voltou brevemente ao top 5 em termos de valor de mercado.
O crescimento do ativo também foi impulsionado após o anúncio de que a Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, vai listar Dogecoin.