A criptomoeda Cardano (ADA) opera em alta de 80% nos últimos 7 dias, superando os ganhos de suas rivais Ethereum e Solana. A valorização está ligada a aproximação de Charles Hoskinson ao governo de Donald Trump.
Em live realizada no último sábado (9), o fundador da Cardano afirmou que ajudará reguladores americanos a definir o futuro das criptomoedas no país.
No momento, a Cardano é uma das perseguidas pela SEC, sendo citada como um valor mobiliário em processos contra três corretoras (Binance, Coinbase e Kraken). Portanto, a aproximação de Hoskinson à Casa Branca pode aliviar essa pressão.
Cardano dispara após fundador mostrar aproximação com governo americano e supera rivais
Além de ser um dos co-fundadores do Ethereum, Charles Hoskinson também criou a Cardano e é famoso por suas declarações polêmicas, especialmente sobre o Bitcoin, projeto que ele afirma que não sobreviverá.
Na mira dos reguladores, a Cardano pode ser uma grande beneficiada da vitória de Donald Trump e ao discurso de seu fundador.
“Como muitos de vocês sabem, tenho amizades pessoais com alguns legisladores e pessoas que agora fazem parte da administração Trump.”
Na sequência, Hoskinson nota que o governo Trump ainda não definiu quem será convidado para seu plano de governo, mas que tem “todos os motivos para acreditar que há um desejo genuíno de não reviver e repetir os últimos quatro anos desastrosos, que foram tão dolorosos e prejudiciais para todos nós”.
Embora Trump tenha prometido demitir Gary Gensler, presidente da SEC, em seu primeiro dia como presidente dos EUA, seu governo ainda não tem um nome para ocupar o cargo.
A mídia internacional cita nomes como Dan Gallagher, atualmente trabalhando na corretora Robinhood, Jay Clayton, presidente da SEC durante o primeiro mandato de Trump, dentre outros.
Voltando à Hoskinson, o desenvolvedor afirma que passará grande parte de 2025 dedicado à política, deixando o código de sua criptomoeda de lado.
“Vou passar bastante tempo trabalhando com legisladores em Washington, DC, e com membros da administração, para ajudar a promover e facilitar, junto com outros líderes importantes da indústria, uma política para criptomoedas.”
“Esta é a melhor oportunidade que já tivemos na história da indústria para obter clareza para nosso setor e remover a espada de Dâmocles que a SEC tem colocado sobre o ecossistema Cardano, o ecossistema Ripple, o ecossistema Ethereum, sobre o Solana e todos os principais ecossistemas, e até sobre o Bitcoin em muitos aspectos, apesar das aprovações de ETFs”, continuou Hoskinson.
Pegando carona na alta do Bitcoin, a Cardano já operava com bons ganhos, mas teve ainda mais destaque após essas declarações. Nos últimos 7 dias, a ADA sobe 80%, sendo acompanhada apenas pela Dogecoin (DOGE), devido ao ‘efeito Elon Musk’, no período.
Ethereum e Solana seguem criticadas, mas por motivos diferentes
Nas redes sociais, o Ethereum (ETH) continua sendo ridicularizado. Embora em alta de 30% na semana, a criptomoeda tem se desvalorizado frente ao Bitcoin nos últimos anos e não teve o mesmo sucesso dos ciclos de 2017 e 2021.
Já a Solana (SOL), outro grande concorrente do setor de blockchains inteligentes, ultrapassou o valor de mercado de US$ 100 bilhões nesta segunda-feira (11) pela primeira vez na história. Desde a falência da FTX, há quase dois anos, a moeda valorizou 2.600%.
Por fim, é difícil saber qual criptomoeda será destaque. Com a mudança no governo americano, também espera-se que mais projetos ganhem seus próprios ETFs, mas, visto o caso do próprio Ethereum, é difícil saber se haverá demanda por eles em Wall Street.