A Phoenix Wallet, carteira de Bitcoin com foco na Lightning Network, anunciou nesta sexta-feira (14) que vai sair das lojas de aplicativos nos EUA na próxima semana. Como recomendação, os desenvolvedores pediram para usuários moverem seus fundos.
Uma concorrente da Phoenix, a Wallet of Satoshi, já havia abandonado os EUA no final de 2023, deixando as lojas da Apple e Google. Próximo da data, o governo americano aplicou multas contra corretoras famosas como Binance e Kraken, deixando a entender que a ação aconteceu por conta da regulação local.
Embora a equipe da Phoenix não tenha comentado os motivos de sua decisão, a saída do mercado americano acontece na mesma semana em que dois desenvolvedores da Samourai Wallet, carteira de Bitcoin focada em privacidade, foram presos e acusados de lavagem de dinheiro.
Phoenix, carteira de Bitcoin focada na Lightning Network, abandona os EUA
A saída da Phoenix Wallet acontecerá na próxima sexta-feira (3). Embora seja uma carteira de auto-custódia, os desenvolvedores recomendam que usuários americanos, ou vivendo nos EUA, fechem seus canais na Lightning Network e esvaziem suas carteiras.
“No dia 3 de maio de 2024, a Phoenix Wallet será removida das lojas de aplicativos dos EUA”, comentou a equipe.
“Os usuários dos EUA devem esvaziar suas carteiras.”
On May 3rd, 2024, @PhoenixWallet will be removed from US app stores.
Users from the US should empty their wallet:
– Settings > Close channels (Android)
– Settings > Drain wallet (iOS)We highly recommend *not force-closing* channels, as on-chain fees could be significant.
— Phoenix Wallet (@PhoenixWallet) April 26, 2024
Na explicação, os desenvolvedores também dão instruções sobre como fechar canais da Lightning, notando que a opção de “fechamento forçado” deve ser evitada já que podem incidir em taxas mais altas que o padrão. O aviso vale tanto para usuários de Android quanto de iOS.
Nos comentários da publicação, alguns usuários elogiaram a posição da carteira, reclamando da crescente pressão dos EUA sobre o setor.
Conforme essa é a segunda carteira de LN que abandona o mercado americano, outros mostraram-se preocupados com o futuro da tecnologia que oferece taxas mais baratas, mas também mais privacidade e agilidade nas transações.
Ao que tudo indica, o serviço continuará disponível em outros países. No entanto, conforme a regulação das criptomoedas se torna uniforme no mundo, é possível que seja apenas questão de tempo até que esses serviços desapareçam por completo.
Adoção da Lightning Network é lenta
Segundo dados do 1ML, site que reúne dados sobre a Lightning Network, a adoção da solução de segunda camada do Bitcoin parece estagnada. No momento desta redação, a capacidade da rede está em 4.695 bitcoins (R$ 1,5 bilhão).
Embora o número pareça alto, sua capacidade caiu em relação a junho de 2023, quando a Binance começou a oferecer saques e depósitos via LN. Na data, a rede abrigava 5.425 bitcoins, ou seja, houve uma redução de 730 BTC ao invés de crescimento.
Dentre os principais problemas da Lightning está a complexidade de uso, tanto para usuários finais quanto para nodes. Em outubro do ano passado, seu principal desenvolvedor abandonou o projeto, citando problemas críticos na infraestrutura do modelo.
Por fim, aqueles que usam o Bitcoin como moeda ainda sonham com uma solução que barateie as taxas de transações sem depender de terceiros, mas que também seja simples de usar. Até o momento, a Lightning continua sendo a melhor opção.