Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffet, voltou a atacar o Bitcoin. Durante uma assembleia de acionistas, quando surgiu a inevitável pergunta sobre a moeda digital, o investidor disse que “odeia o sucesso do Bitcoin”, que sente nojo da criptomoeda e acredita que ela vai “contra os interesses da civilização.”
Warren Buffett, parceiro de Munger por mais de 60 anos, evitou a questão, ele disse que optaria por não responder, já que centenas de milhares de telespectadores provavelmente seriam detentores da criptomoeda.
No passado Buffett disse que as criptomoedas “não têm valor” e “não produzem nada”.
Munger, de 97 anos, é vice-presidente da Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett. A parceria deles é um dos principais motivos pelos quais a Berkshire passou de uma pequena fabricante têxtil com problemas a uma das maiores corporações do mundo.
Bitcoin é nojento
Munger começou respondendo que quem o conhece e faz pergunta sobre criptomoedas está agitando uma bandeira vermelha para o touro, claramente mostrando que não suporta ouvir falar de criptomoedas.
“Aqueles que me conhecem bem estão apenas agitando a bandeira vermelha para o touro”, disse Munger. “Claro que eu odeio o sucesso do Bitcoin. Eu não gosto de uma moeda que é tão útil para sequestradores.”, disse ele.
Munger há muito tempo critica o Bitcoin por sua volatilidade e falta de regulamentação.
Desta vez, no entanto, ele foi além, disse que o desenvolvimento da moeda digital é “maldito”, que ela é nojenta e contra os interesses da civilização.
“Não gosto de despejar bilhões e bilhões de dólares para alguém que acabou de inventar um novo produto financeiro saído do nada. Acho que devo dizer modestamente que acho todo o desenvolvimento [das criptomoedas] maldito, nojento e contrário aos interesses da civilização, e vou deixar as críticas para os outros.”
Charlie Munger on bitcoin today:
“I should say modestly that I think whole damn development is disgusting and contrary to the interests of civilization.”
He owns banks that launder billions per year & have been charged criminally.
Give me a break.
— Pomp 🌪 (@APompliano) May 1, 2021
Charlie Munger
O comentário do renomado investidor não é surpresa para ninguém, Munger sempre foi um crítico do Bitcoin. Em 2017 ele chamou a moeda digital de “insanidade total“. Em 2018 ele disse que o Bitcoin e outras criptomoedas eram “bolhas”.
No início deste ano ele foi perguntado se o Bitcoin poderia ser uma ameaça competitiva aos bancos americanos. Ele respondeu que não sabe qual o futuro dos bancos, mas que o Bitcoin não se tornará um meio de troca global.
“Não sei exatamente qual é o futuro dos bancos e não acho que sei como o sistema de pagamentos irá evoluir. Eu realmente acho que um banco administrado corretamente é um grande contribuinte para a civilização e que os bancos centrais do mundo gostam de controlar seu próprio sistema bancário e seu próprio suprimento de dinheiro . Portanto, não acho que o Bitcoin acabará sendo um meio de troca para o mundo.”
https://www.youtube.com/watch?v=gx-OzwHpM9k