Contratado pela Binance em outubro de 2022 como chefe de investigações, o nome de BJ Kang agora está entre uma lista de 500 pessoas sancionadas pela Rússia, emitida na sexta-feira (19).
Kang é um ex-agente do FBI conhecido por ser “o homem mais temido de Wall Street”. Antes de juntar-se a Binance, ele foi um dos dois agentes que entraram no apartamento de Bernie Madoff em 2008 para prendê-lo pela criação da maior pirâmide financeira do mundo.
Além de Madoff, Kang também participou de outras prisões memoráveis, como as de Steve Cohen e Raj Rajaratnam, rendendo alguns comentários fortes sobre a sua personalidade.
Rússia sanciona chefe de investigações da Binance
A história entre a Binance e a Rússia é antiga. Ainda em 2020, o site da corretora foi banido no país comandado por Vladimir Putin, mas russos continuaram usando a plataforma.
Já em 2022, após o início da guerra russo-ucraniana, foi a vez da Binance banir usuários da Rússia a pedido da União Europeia. No início de 2023, diversos usuários reclamaram sobre o bloqueio de contas.
Em nota publicada na sexta-feira (19), a Rússia colocou BJ Kang, chefe de investigações da Binance, em uma lista de pessoas sancionadas. No entanto, a sanção não parece ter ligação com a Binance ou criptomoedas já que Kang é mencionado apenas como “agente especial do FBI”.
Nenhum outro indivíduo além de Kang parece ter ligação direta com o mercado de criptomoedas, reforçando a tese de que os alvos das sanções são apenas funcionários do governo dos EUA. Outro nome em destaque é o de Michael Barr, vice-presidente do Fed.
Por fim, os EUA também estão atrás de russos. Em comunicado postado recentemente, a Justiça americana colocou uma recompensa de R$ 50 milhões para quem apresentar informações sobre um hacker russo por trás de diversos ataques de ransomware.