Cerca de 66% do poder computacional da rede do Bitcoin está concentrado na China, graças à presença de grandes produtores de equipamentos de mineração no país e de baixos preços na eletricidade.
Segundo a Reuters, dois terços da hashrate do Bitcoin estão concentrados na China, onde estão sediadas empresas – como a Bitmain, MicroBT, e Canaan, que listou as suas ações na Nasdaq este ano – que produzem hardware usado para minerar bitcoin.
A notícia da Reuters cita como fonte dados da gestora de ativos digitais CoinShares que revelam que o hashrate concentrado no país subiu a 60% desde Junho. O chefe de pesquisa da empresa, Chris Bendiksen, afirmou que o aumento pode estar relacionado com as empresas citadas.
Bendiksen disse:
“Isso é positivo para a indústria de mineração chinesa. Se você é o primeiro a aumentar sua proporção de hashrate e pode fazer isso antes de seus concorrentes, isso é bom.”
O hashrate na rede do Bitcoin tem aumentado exponencialmente este ano, indo de cerca de 34 milhões de TH/s para cerca de 98 de TH/s milhões no seu pico, um aumento de mais de 150%. Alguns analistas acreditam que este aumento está relacionado com o halving que ocorrerá no ano que vem, que vai reduzir as recompensas por bloco de 12.5 BTC para 6.25 BTC.
Esta redução, dizem, relembra os investidores da escassez da criptomoeda e por norma leva a aumentos fortes no seu valor. Os mineradores podem estar tentando obter a maior quantidade possível de Bitcoins antes que a sua inflação seja reduzida para metade.
Uma única província na China controla mais da metade da mineração do Bitcoin
A CoinShares afirma também que o aumento está relacionado com o lançamento de equipamentos de mineração mais poderosas. As áreas com maior concentração de hashrate são as províncias de Yunna, Xinjiang, Mongólia interior e Sichuan. Esta última controla metade da hashrate global.
Existem outros centros de mineração de criptomoedas espalhados pelo mundo, incluindo alguns na Rússia, Gronelândia, Cazaquistão, e Estados Unidos. A Bitmain, por exemplo, lançou recentemente uma fazenda de mineração no Texas.
Como tínhamos visto no Livecoins, dados recentes mostram que a receita total da mineração de Bitcoin já é superior a US $ 14 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 58 bilhões. A maior parte destes rendimentos acumulou-se ao longo dos últimos três anos.