A corretora de contratos futuros FTX, lançou uma nova opção para quem deseja comprar petróleo com Bitcoin. O par de negociação foi lançado nos últimos dias, mesmo com a volatilidade presente nos preços do petróleo.
Um dos principais índices de referência no preço do petróleo mundial é o West Texas Intermediate (WTI). Esta classe de petróleo é descrita como bruto leve, uma vez que sua densidade e teor de enxofre é relativamente baixo.
Os futuros de Petróleo WTI chegou ao conhecimento do mundo quando, em abril de 2020, o preço despencou nos mercados. No acumulado do ano, o preço do Petróleo WTI já despenca mais que 36% no momento da escrita deste.
A principal motivação para esta queda foi a baixa demanda pela commodity, provocada pelos movimentos de quarentena pelo mundo. Com as pessoas em casa, menos petróleo passou a ser utilizado. Junto a isso, uma crise na oferta, com disputas na OPEP+, pioraram o cenário que já era complexo.
Já é possível comprar futuros de petróleo com Bitcoin e criptomoedas
A corretora FTX, especializada em lançar derivativos, lançou uma novidade aos amantes de criptomoedas. Nos últimos dias, a corretora lançou um novo produto mirando o abalado setor de petróleo.
Com isso, de acordo com anúncio oficial da FTX, quem quiser comprar futuros de petróleo WTI com Bitcoin e outras criptomoedas, terá essa chance. O mercado de petróleo segue abalado após as recentes quedas de preço da commodity, um marco no mercado financeiro de 2020.
Além disso, a corretora explicou que não é um produto que pode ser negociado por qualquer trader. É necessário preencher os requisitos de localidade e cadastro, com as normas KYC de pelo menos nível 1. O trade está liberado para brasileiros que tenham interesse.
Você deve ter pelo menos KYC nível 1 para negociar contratos de ÓLEO e não deve ser um residente (com base no endereço KYC ou IP) dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Reino Unido, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Turquia ou China continental e RAE de Hong Kong.
Volatilidade do Petróleo é maior que do Bitcoin em 2020
Caso você pense que o mercado de criptomoedas é arriscado, o cenário de 2020 chegou para mudar essa visão. Além do petróleo estar com um risco de investimento muito maior que no Bitcoin, o cenário pode ficar ainda pior.
De acordo com informações retiradas do website Woobull Charts, a volatilidade do petróleo em 2020 é de 150. Contudo, o Bitcoin registra no mesmo período uma volatilidade de apenas 21. A volatilidade é uma medida de risco, ou seja, quanto maior, mais arriscado é um investimento em um determinado ativo.
Em outro ponto, a volatilidade do Petróleo já foi maior que do Bitcoin no fim de 2015 e início de 2016. Naquele ano, o Bitcoin teve o segundo halving de sua história, diminuindo a inflação da moeda. Coincidentemente, no próximo mês de março, o halving do Bitcoin será realizado pela terceira vez.
A enorme queda do petróleo, que chegou em seus contratos futuros ser cotado abaixo de 0, comoveu a comunidade de Bitcoin. Essa moeda digital, que já foi considerada morta milhares de vezes, viu um recurso natural perder enorme valor (mais que 100% em apenas um dia), enquanto teve boa valorização.
Corretora de futuros possui ligação com Binance e já lançou até futuros de presidente dos EUA
A corretora FTX é especializada em lançar derivativos de investimentos no mercado. Apesar da restrição para cidadãos de alguns países, a corretora busca inovar no lançamento de produtos que o mercado deseja.
De fato, a Binance, uma das maiores corretoras de Bitcoin, realizou um aporte na FTX no fim de 2019. Este fato ajudou a corretora de contratos futuros a aceitar mais as criptomoedas, além de dar suporte a Binance.
Por fim, um dos produtos lançados em 2020 pela FTX foi a possibilidade de comprar futuros de presidentes dos EUA. Dessa forma, os traders poderiam, com Bitcoin, apostar no futuro presidente dos Estados Unidos.