A computação quântica tem sido um ponto de bastante discussão dentro do criptomercado, apresentando uma “possível ameaça” para o Bitcoin. Muitos especialistas acreditam que esse tipo de processador ainda está longe de ter a capacidade de quebrar a criptografia, principalmente a das criptomoedas, no entanto, um especialista acredita que a criptografia do Bitcoin será quebrada em cerca de 2 anos.
De acordo com o site Telegraph, em janeiro, o CEO da Alphabet (empresa dona do Google), disse em Davos que a computação quântica desenvolvida pelo Google seria capaz de quebrar a criptografia do Bitcoin em 5 ou 10 anos.
No entanto, temos uma previsão um pouco mais dramática, como apontando pelo Decrypt.
De acordo com o site de notícias, Andersen Cheng, o CEO da Post-Quantum, disse que em apenas dois anos a tecnologia dos computadores quânticos será capaz de quebrar toda criptografia tradicional, incluindo a do Bitcoin.
Essa é uma previsão que não é apenas especulação. Cheng trabalha com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o Government Communications Headquarters (GCHC) do Reino Unido e a Agência de Inteligência e Segurança Cibernética do Reino Unido. Segundo o site, as suas previsões vêm dos trabalhos realizados por esses órgãos.
Basicamente, a estimativa de que a tecnologia vai quebrar a criptografia do Bitcoin em 5-10 anos vem do avanço comercial desses computadores, mas é muito provável que os governos estão secretamente trabalhando na área militar e de inteligência para desenvolver máquinas ainda mais poderosas.
Cheng afirma que os governos já estão trabalhando e apostando em tudo que podem para conseguir desenvolver algo para quebrar todas as criptografias.
Computadores quânticos são o fim do Bitcoin?
Até mesmo os computadores mais poderosos atualmente demorariam milhares de anos para conseguir quebrar a criptografia do Bitcoin. A promessa do computador quântico é que ele consiga fazer isso em questão de segundos.
Na teoria, um computador quântico avançado poderia minerar bitcoins em poucos minutos e até mesmo centralizar completamente a rede. Para isso, seria necessário um computador de 4.000 qubits, o mais poderoso até o momento é de 58 qubits.
Isso faz com que alguns especialistas acreditem que a supremacia quântica como ameaça à rede Bitcoin está bem longe de acontecer. Como especialistas disseram a Decrypt:
“Quando os computadores quânticos se tornarem confiáveis e poderosos o suficiente para atacar o Bitcoin, desenvolvedores de Blockchain já vão ter consertado essa vulnerabilidade.”