Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino Unido aprovem uma lei proibindo transações com Bitcoin e outras criptomoedas no país.
O consultor financeiro está convencido de que a proibição das transações com criptomoedas prejudicará as atividades de criminosos que dependem desses ativos.
Para os cidadãos e empresas que cumprem a lei, as moedas digitais não têm importância e sua mineração é prejudicial ao meio ambiente, disse o consultor.
Em sua petição, Neil Liversidge pede que as criptomoedas sejam banidas do Reino Unido devido à sua “influência desestabilizadora”.
“Proibir o pagamento ou aceitação de criptomoedas por empresas ou indivíduos residentes no Reino Unido e exigir que os reguladores do Reino Unido (FCA e PRA) proíbam transações por instituições financeiras do Reino Unido em criptomoedas, como Bitcoin.”
“As criptomoedas não têm valor intrínseco e podem ser uma influência desestabilizadora na sociedade, sendo frequentemente usadas para atividades criminosas. Banir as transações com criptomoedas no Reino Unido impediria os criminosos que dependem dessas moedas e também poderia afetar a fé na moeda e, assim, levar a uma queda nos preços, reduzindo a riqueza e o poder daqueles que a possuem. As criptomoedas não são de forma alguma essenciais para os cidadãos e empresas legítimas, e a mineração é prejudicial ao meio ambiente.”
100 mil assinaturas para banir o Bitcoin
Se a petição conseguir 10 mil assinaturas, o governo responderá a ela. Se pelo menos 100 mil assinaturas forem recebidas, o pedido será considerado para discussão no parlamento.
A proposta do consultor conseguiu 115 assinaturas e a petição deve expirar em 7 de julho de 2021.
A petição foi iniciada dias depois que o regulador do Reino Unido, FCA, advertiu que os investidores em criptomoedas podem “perder todo o seu dinheiro” devido ao alto risco envolvido no investimento em criptomoedas.
Em outubro de 2020, o FCA também introduziu uma proibição de produtos derivados de criptomoedas para investidores de varejo.
O chefe do Comitê da Duma do Estado Russo no Mercado Financeiro, anunciou a necessidade de regulamentar o Bitcoin e proibi-lo como meio de pagamento.
Em sua opinião, isso é necessário para bloquear os canais de uso da criptomoeda “para financiar tráfico de drogas, operações terroristas, lavagem de dinheiro, esquemas de corrupção e assim por diante”.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde também anunciou a necessidade de regulamentar o Bitcoin, chamando-o de “ativo especulativo” e uma plataforma para “lavagem de dinheiro”.
Consultor financeiro vira piada no Twitter
A petição do consultor financeiro parece um golpe publicitário, contudo, o Reino Unido tem sido um ambiente hostil às criptomoedas.
Ele publicou sua petição no Twitter, mas acabou virando piada. Um usuário disse que ele queria banir o ativo porque não os entende.
“Estou prestes a derrubar a criptos e aleijar criminosos.”
Um usuário apontou a ironia de um consultor financeiro tentando banir o ativo financeiro de melhor desempenho na década:
“Você é um consultor financeiro que acredita que o ativo de melhor desempenho da última década deveria ser banido porque você não entende? Uau, os consultores financeiros hoje em dia são constrangedores.”
I don't think you understand the technology in the slightest.
Luckily the regulators understand it slightly better than you.
You have also failed each and everyone of your clients through ignoring the best performing asset of the last decade.
Old man gets angry at technology. pic.twitter.com/Nes8fS8RWP
— Danny Brewster (@BtcDanny) January 13, 2021