Max Keiser, apresentador do Keiser Report, declarou recentemente que a chegada da criptomoeda do Facebook, a GlobalCoin tornará a maioria das altcoins (criptomoedas alternativas) irrelevantes, incluindo a XRP. David Schwartz, diretor de tecnologia da Ripple, discordou.
Keiser argumenta que, como o objetivo principal da GlobalCoin é facilitar pagamentos peer-to-peer e microtransações, criptomoedas como a XRP e Litecoin, cujos principais objetivos são transações rápidas e baratas, se tornariam irrelevantes.
The $FB global stable coin… FaceCoin obviates need for hundreds of alt-cons including XRP. The alt-coin apocalypse is nigh. This will drive Bitcoin higher, as BTC competes with Gold, not fiat. (Also, crypto ‘payments’ companies likely to wiped out). https://t.co/w38jmtn7RN
— Max Keiser (@maxkeiser) June 7, 2019
A resposta da Ripple resultou em um debate entre o CTO da empresa e Noryn Syra, um entusiasta da criptomoeda, que disse que a Ripple deveria admitir que é um sistema de permissões, uma declaração que Schwartz negou.
Ao contrário do que acontecerá com as altcoins, Keiser acredita que a GlobalCoin dará uma vantagem para o Bitcoin. Isso acontecerá porque o Bitcoin “compete com o ouro, e não com moedas emitidas pelo governo (fiat)”.
O Facebook anunciou que sua criptomoeda será atrelada a várias moedas e não apenas ao dólar americano. Rumores indicam que o gigante das redes sociais está mirando os países em desenvolvimento, onde as moedas experimentam uma volatilidade selvagem, com a Venezuela. Mas gigante das mídias sociais pode estar de olho em algo a mais.
A maior parte da receita do Facebook vem da América do Norte. Por exemplo, no quarto trimestre de 2018, o Facebook teve 34,86% de suas receitas dos EUA e do Canadá. Em contraste, a região da Ásia-Pacífico trouxe 2,96% das receitas. Apenas um país da região Ásia-Pacífico, a Índia, tem mais usuários do que os EUA e o Canadá juntos.
O mundo em desenvolvimento oferece mais oportunidades de crescimento em pagamentos e remessas, uma vez que a infraestrutura financeira é relativamente subdesenvolvida.
Além do Facebook, espera-se que a criptomoeda esteja disponível por meio de outras redes da empresa. Isso inclui o WhatsApp o Messenger e o Instagram.
O Facebook deve lançar a GlobalCoin no próximo ano. A gigante da mídia social, no entanto, indicou que o whitepaper para a moeda digital seria lançado em 18 de junho.