Realizado anualmente em Davos, o Fórum Econômico Mundial serviu de palco para o Bitcoin e outras criptomoedas por diversos anos. No entanto, o evento foi dominado pelo setor de inteligência artificial (IA) em 2024.
Um bom exemplo disso é a presença de Bill Gates e Satya Nadella, fundador e CEO da Microsoft, respectivamente. Em trechos divulgados pela Bloomberg, ambos mostram-se maravilhados com o setor de IA, afirmando que essa tecnologia é o maior avanço de produtividade de nossa geração.
“A IA aumentará a produtividade em geral”, comentou Bill Gates, fundador da Microsoft. “Os mercados de capitais normais, com grande concorrência da Microsoft ao Google, impulsionarão isso e todos vocês deveriam prestar atenção nisso porque é tão dramático como isso melhora a produtividade.”
“O mundo será mais rico, trabalhará menos e terá mais.”
Criptomoedas em segundo plano no Fórum Econômico de Davos
Embora o encontro do Fórum Econômico Mundial tenha dado holofote para o Bitcoin e outras criptomoedas em suas edições anteriores, isso não significa que esses ativos eram amados, pelo contrário.
Em 2019, por exemplo, o CEO do PalPal aproveitou o engajamento do evento para falar mal do Bitcoin. Três anos mais tarde, em 2022, foi a vez de Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmar que o Bitcoin não poderia ser chamado de moeda.
Já na edição passada, de 2023, as criptomoedas deixaram de ser um dos principais assuntos em Davos. O motivo seria a falência da corretora FTX e outras gigantes do mercado, bem como o forte mercado de baixa no ano anterior.
Apesar do Bitcoin ter se recuperado em 2023 e da recente aprovação dos ETFs, até o momento pouco está se falando sobre o ativo. De qualquer forma, conversas de especulação sobre cortes de juros pelos bancos centrais dos EUA e da Europa podem interessar investidores.
Setor de Inteligência Artificial parece ser a nova tendência
Enquanto as criptomoedas geraram amor e ódio nos anos anteriores em Davos, os participantes do Fórum Econômico Mundial parecem ter encontrado um assunto menos polêmico neste ano, a Inteligência Artificial.
“Hoje, existem muito poucos estandes de criptomoedas ao longo do Promenade. São todas casas de IA, o que é bom”, disse Dante Disparte, CEO da Circle, empresa responsável pela stalbecoin USDC, para a CNBC. “Isso sugere que isso está se tornando uma tecnologia de segundo plano.”
“Há um garoto da nova tecnologia no mercado, o que significa que posso me tornar um jogador vintage. E não preciso explicar muito a tecnologia, então isso é encorajador.”
A principal empresa em foco é a OpenAI, responsável pelo ChatGPT e pelo Dall-E. Em conversa com a Bloomberg, Satya Nadella, CEO da Microsoft, comentou sobre a parceria entre as duas empresas.
“As pessoas falam sobre desenvolvimento orgânico, sobre M&A, mas não tanto sobre quanto valor de empresa é criado com uma parceria”, disse Nadella. “Então esse é o espírito com o qual penso sobre a OpenAI.”
Há cerca de um ano, a Microsoft investiu US$ 10 bilhões na OpenAI, uma aposta que essa tecnologia poderia favorecê-los em sua briga contra o Google, que precisou correr para apresentar produtos similares a seus usuários.