Uma pesquisa realizada pelo Digital Currency Group (DCG), empresa-mãe da Grayscale, revela que 1 a cada 5 eleitores consideram que as criptomoedas são um “tema-chave” nas eleições presidenciais dos EUA de 2024. O documento foi publicado nesta terça-feira (7).
Segundo os dados do DCG, 14% dos americanos investem em criptomoedas e outros 12% já investiram. Os números são próximos aos divulgados por outra pesquisa que deixa os EUA como o 3º país com o maior número de investidores de criptomoedas do mundo.
Os presidenciáveis obviamente já sabiam desses números. Afinal, mesmo faltando meses para as eleições, vários deles já se pronunciaram sobre o assunto e alguns até mesmo mudaram o tom de seus discursos.
Americanos querem saber o que seus candidatos têm a dizer sobre criptomoedas
A pesquisa do DCG, feito em parceria com o Harris Pool, conta com 45 páginas e revela que as criptomoedas podem definir as eleições dos EUA. Isso porque 30% dos 1.201 entrevistados se diz a favor das criptomoedas e 91% deles planejam votar em novembro.
Dentre as principais perguntas, 1 a cada 5 pessoas afirmou que as criptomoedas são um assunto-chave nas eleições de 2024. Já 40% deles gostariam que seus candidatos falassem mais sobre moedas digitais.
Enquanto 48% dos eleitores afirmaram que “não confia em políticos que interfiram nas criptomoedas”, esse número sobe para 63% entre aqueles que se consideram pró-cripto. No entanto, nem tantos se mostraram preocupados com legislações sobre o setor, diminuindo o número para 36%.
Outra pergunta que apresenta uma grande divergência entre os grupos é sobre “as criptomoedas serem o futuro”. Enquanto 79% das pessoas a favor das criptomoedas acreditam que isso seja uma verdade, o número cai para 35% no total.
De qualquer forma, ambos concordam que o sistema financeiro atual está desatualizado e precisando de reformas.
Candidatos à presidência dos EUA sabem da força das criptomoedas
Embora essa pesquisa tenha sido publicada apenas nesta terça-feira (7), presidenciáveis americanos já sabiam desses dados. Ainda no ano passado, diversos candidatos abordaram o tema em suas campanhas, incluindo Robert F. Kennedy Jr., Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy e outros.
O maior destaque fica para Donald Trump, principal adversário de Joe Biden. Isso porque o ex-presidente americano já foi um crítico do Bitcoin, mas recentemente lançou diversas coleções de NFT e mudou o tom de seus discursos.
Em janeiro, por exemplo, Trump disse ser contra a criação do dólar digital ao afirmar que a CBDC será “uma ameaça” para a liberdade, enquanto pontuava que o governo poderá confiscar o dinheiro de qualquer cidadão caso o projeto seja aprovado.
Por fim, é difícil saber se as falas dos candidatos são meras tentativas de obtenção de votos ou se eles realmente acreditam no Bitcoin. Independente disso, é incrível ver como as criptomoedas se tornaram tão grandes a ponto de mudar a história dos EUA.