A política dos Estados Unidos chegou até o mercado de criptomoedas, suscitando debates acalorados entre os participantes. De acordo com Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, este é um tema sensível e que a comunidade cripto não deveria se envolver tanto.
Isso porque, ele lembrou em um texto publicado na última quarta-feira (17) que o movimento cypherpunk foi quem deu vida a tecnologias descentralizadas.
O próprio bitcoin, lembra Vitalik, é um exemplo de tecnologia que surgiu de um movimento que lutava contra a tirania centralizada dos governos e bancos.
“O Bitcoin foi visto como uma extensão desse espírito para a área de pagamentos pela Internet“, lembrou Buterin em seu blog.
Vitalik Buterin acredita que escolher políticos só por serem a favor das criptomoedas é errado e cita a Rússia como exemplo
Vitalik Buterin não informou em seu longo texto se pretende votar em algum político pró-criptomoedas, mas indicou que quem está interessado em apoiar um candidato em qualquer eleição deve avaliar pelo menos cinco anos da conduta da pessoa.
Isso porque, muitos que se apresentam como favoráveis ao mercado de criptomoedas hoje, podem ter sido grandes críticos no passado recente.
“Se você vir um político “pró-cripto” hoje, vale a pena explorar seus valores subjacentes e ver qual lado ele priorizará caso surja um conflito.”
Para Vitalik, essas mudanças de posturas são preocupantes em um setor que defende a liberdade financeira e que tem sido sufocado por regulações nos últimos anos. Buterin declarou que ter políticas KYC (Know your customer) em tudo que se relaciona com as criptomoedas é um exemplo das políticas autoritárias.
Para explicar seu raciocínio ainda mais, ele deu como exemplo a Rússia, país que tem uma posição extremamente polêmica sobre as criptomoedas. Isso porque, o governo de Putin utiliza as criptomoedas para evitar sanções, mas condena quem envia valores como doação para a população da Ucrânia, que sofre com a invasão em seu território.
“Existe um estilo particular de ser “amigo das criptomoedas” que é comum aos governos autoritários e que vale a pena ter cuidado. O melhor exemplo disto é, previsivelmente, a Rússia moderna. A recente política do governo russo em relação à cripto é bastante simples e tem duas vertentes: Quando usamos cripto, isso nos ajuda a evitar as restrições de outras pessoas, então isso é bom. Quando você usa cripto, fica mais difícil restringir ou vigiar você ou colocá-lo na prisão por 9 anos por doar US$ 30 para a Ucrânia, então isso é ruim.”
“Não vote por votar, apenas observando uma posição pró-cripto do político”, finaliza o criador do Ethereum
Vitalik finalizou seu longo texto com uma provocação aos leitores, indicando que eles devem avaliar a postura dos políticos. Ser “pró-cripto” é apenas um dos pontos que os eleitores devem fazer nas eleições, visto que muitos podem ser “falsos profetas” e estar surfando a onda em busca de eleitores.
Vale o destaque que Buterin não se posicionou no texto nem a favor e nem contra nenhum político em específico. Mesmo assim, ele acredita que o mundo deve evoluir com uma mentalidade certa, além de preocupações de curto prazo.
“Se um político é pró-cripto, a pergunta principal a fazer é: ele está nisso pelos motivos certos? Eles têm uma visão de como a tecnologia, a política e a economia deveriam evoluir no século 21 que se alinhe com a sua? Eles têm uma visão boa e positiva, que vai além de preocupações de curto prazo como “esmagar a outra tribo má”? Se o fizerem, ótimo: você deve apoiá-los e deixar claro que é por isso que os está apoiando. Caso contrário, fique totalmente de fora ou encontre forças melhores com as quais se alinhar.”
Fundador da Cardano acredita que votar em Joe Biden é matar as criptomoedas, ao discordar de Buterin
Principal rival da Ethereum no mercado de criptomoedas, a Cardano é uma outra rede que tem buscado crescer com uma ideia de governança descentralizada, embora ainda seja centralizada.
Mas o que chama atenção é o ponto de divergência entre os fundadores de ambos os projetos, que se dá também na política. Isso porque, o fundador da Cardano Charles Hoskinson acredita que Vitalik está errado em partes.
Em sua opinião, Charles apontou que votar em Joe Biden nas eleições para presidente dos EUA significa matar a indústria de criptomoedas do país. Ou seja, diferente de Buterin, ele acredita que as pessoas devem votar em políticos pró-cripto.
“Meu primeiro objetivo sempre foi manter o governo completamente fora das criptomoedas. Nos locais onde isso não é possível, a escolha é bastante clara. Se eles querem um CBDC, processar carteiras sem custódia, prender sistematicamente os líderes de Crypto, chamar todos de security e intimidar e assediar as exchanges, então não votamos neles.
A política é um jogo de causa e efeito. Se os políticos compreenderem que a intimidação e o assédio da nossa indústria se traduzem em eleições perdidas, então, de repente, evitam fazer isso. Não é complexo nem deveria inventar hierarquias cognitivas massivas para desculpar a aversão pessoal por pessoas específicas. Um voto em Biden é um voto pela morte da indústria cripto americana. Em 2024, seja um problema único. Vote em candidatos pró-cripto.”
My first goal has always been to keep government out of crypto completely. In the places where that's not possible, the choice is pretty clear. If they want a CBDC, sue non-custodial wallets, systematically jail the leaders of Crypto, call everyone a security, and bully and… https://t.co/T7qZwPdJPA
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) July 17, 2024