Uma plataforma de investimentos está utilizando a imagem de Danilo Gentili para afirmar que o apresentador é um investidor de criptomoedas, algo que ele negou ser verdade.
Gentili se tornou muito conhecido no Brasil após sua participação no CQC, antigo programa da Rede Bandeirantes. Após isso, ele acabou se mudando para o SBT, onde conduz a atração The Noite.
Chamada de Imediate Edge, a estranha plataforma, que só tem menções em sites com domínios duvidosos, cita ganhos extraordinários com criptomoedas.
Danilo Gentili vê sua imagem ser utilizada em sites estranhos e nega ser um investidor de criptomoedas: “Nunca investi”
No Brasil, o golpe chamado de Bitcoin Loophole costuma atrair vítimas para sua rede utilizando a imagem de famosos. Entre as personalidades que já viram sua imagem ser vinculada ao golpes estão Tiago Leifert (do BBB), Carla Perez, Chico Buarque e vários outros.
Ao colocar fotos dos famosos em seus sites, sempre criados em domínios duvidosos, o golpe coloca entrevistas que teriam sido ‘censuradas’ da grande mídia, criando assim uma narrativa totalmente fraudulenta para investidores.
A nova vítima deste golpe então é o apresentador Danilo Gentili, que conforme publicação em seu Twitter, onde tem quase 17 milhões de seguidores, alertou seus seguidores e negou realizar investimentos em criptomoedas.
“É home no Yahoo e roda na net um grande anúncio usando a minha foto, meu nome e até mesmo uma entrevista fake comigo com dados falsos a meu respeito sobre investimentos e criptomoedas. NÃO faço parte disso. NUNCA investi em criptomoedas. Já estou entrando com as medidas cabíveis.”
É home no Yahoo e roda na net um grande anúncio usando a minha foto, meu nome e até mesmo uma entrevista fake comigo com dados falsos a meu respeito sobre investimentos e criptomoedas. NÃO faço parte disso. NUNCA investi em criptomoedas. Já estou entrando com as medidas cabíveis. pic.twitter.com/2a3uuxHb3r
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) July 5, 2021
Ao compartilhar as imagens dos sites falsos que usam também a imagem do Yahoo, UOL e outros grandes portais de notícias brasileiros, Danilo demonstrou que o golpe tenta convencer investidores a depositarem criptomoedas em carteiras sob controle do grupo. Para isso, colocam frases falsas, reproduzindo uma possível fala do apresentador.
Vale o destaque que o golpe Bitcoin Loophole é alvo de um inquérito policial no Estado de São Paulo.
Golpe internacional tem dado trabalho aos investigadores
Danilo Gentili é mencionado em páginas assim desde 2020, quando o cantor Chico Buarque também era citado nas páginas falsas.
No entanto, o maior problema do golpe Bitcoin Loophole, também conhecido como Revolution, e agora se camuflando como Imediate Edge, é que ele é internacional. Ou seja, não é sabido o paradeiro dos criadores desses sites falsos.
Nos últimos meses, por exemplo, uma influencer colombiana negou investir em Bitcoin após ver sua imagem circular em páginas suspeitas de forma semelhante à situação de Danilo Gentili.
Com o caso nas mãos de investigadores, contudo, o alerta segue sendo feito por personalidades que se veem envolvidas em situações chatas. Tiago Leifert, por exemplo, chegou a declarar que desmente o dia todo ser um investidor de criptomoedas em suas redes sociais.