Eleições 2018: A democracia brasileira falhou?

Vamos explorar o DAO!

-

Siga no
Anúncio

Nós realmente temos que analisar o cenário dos próximos anos no Brasil, e devemos pensar um ponto que ando vendo ser bastante questionado nas redes sociais: A democracia brasileira falhou?

As comunidades de criptomoedas e blockchain estão em polvorosas com as eleições 2018 no Brasil, mas devemos é claro questionar o que sabemos e o que podemos fazer.

De acordo com isso, eu iniciei um debate a poucos dias antes das eleições (leia aqui: Haddad, Bolsonaro ou DAO?), do qual pretendo complementar e dar continuidade no texto que segue.

Anúncio

Um adendo, vamos ao conceito do dicionário de democracia: 1 – governo em que o povo exerce a soberania; 2 – sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

Claro que você poderia começar questionando qual o aspecto legal dos Smart Contracts, o que seria uma ótima dúvida. Vamos começar por aqui.

As Organizações Autônomas Descentralizadas devem ser geridas de forma autônoma, e para isso são necessárias ferramentas que garantam que a gestão seja eficaz, o que é possível graças aos Smart Contracts.

Na legislação brasileira os mesmos possuem a mesma validade que demais contratos, e advogados seguem em busca de se aperfeiçoar para aprender a programar tais contratos inteligentes. Essa barreira está caindo mais a cada dia que passa.

Com isso, abre-se precedentes para que DAOs sejam implementadas em empresas e governos.

Na blockchain Ethereum, pode ser criados DAOs com Smart Contracts, de forma que basta se ter um gerente (presidente, CEO), e após isso a democracia é criada. Membros podem votar, e todo o processo é totalmente transparente.

Veja aqui o exemplo de vários DAOs Ethereum com seus códigos de Smart Contracts.

Outra moeda dedicada ao tema é a Decred, que possui uma Governança Descentralizada fazendo com que a gestão e tomada de decisões da blockchain da mesma seja realizada por quem vota nas propostas.

Um caso de sucesso de gestão dessa criptomoeda é a criação da Politeia, que permite que stakeholders submetam e aprovem medidas em consenso.

Fonte: https://www.decred.org/pt/#mission

Para mais opções em relação aos Smart Contracts, os dApps que também possuem papel fundamental no assunto, a criptomoeda Waves é uma das opções novas no cenário visto que foram inaugurados os contratos inteligentes em sua blockchain.

A Ethereum Classic também deixa disponível a criação de dApps e Smart Contracts semelhante a rede Ethereum, também com a linguagem de programação Solidity.

A Aragon leva em consideração que é possível criar organizações imparáveis, sem intermediários e sem fronteiras. A mesma possui um token Ethereum, e facilita o ambiente de criação de DAO para quem possui interesse, seja para Governos, Associações, Sindicatos e muito mais.

Com isso em vista, fica claro que não falta ferramentas e blockchains para se criar Organizações Autônomas Descentralizadas.

A proposta do DAO é clara, pois com o seu caráter descentralizado o mesmo é resistente a censura, o que o torna ainda mais forte do que outros modelos dos quais é possível haver limitações ou arbitrariedades no consenso.

A democracia brasileira falhou? Não. Basta que se dê poder descentralizado ao povo, mudemos o modelo atual com a utilização da blockchain e criptomoedas!

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Nouriel Roubini

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...
pm e blockchain

Sargento da PM processa advogado e usa plataforma blockchain como prova

Uma plataforma blockchain foi usada como prova em uma ação por danos morais. O caso, que corre em segredo, envolve um sargento da Polícia...
Mundo Conectado via Blockchain do Bitcoin

Executivo da JBS exalta blockchain para controle de gados

Uma das maiores produtoras de carnes do mundo, a JBS tem sido alvo de desconfianças nos últimos tempos. Na reação as críticas, o executivo...

Últimas notícias

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Justiça vai atrás de exchanges internacionais em ação de R$ 65 milhões contra a Atlas Quantum

A Justiça de São Paulo determinou que oito exchanges internacionais promovam o bloqueio de qualquer ativo digital depositado pela Atlas Quantum. A decisão foi proferida...

Empresa vai dar criptomoedas para quem plantar árvores

Um dos problemas que preocupam a sociedade atualmente é a emissão de carbono e as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Para tentar achar...