Su Zhu, diretor executivo da Three Arrows Capital, anunciou nesta semana que abandonou o Ethereum porque eles não se importam com os seus usuários. Seu protesto está ligado as altas taxas de transação, que inviabiliza que muitos usem a criptomoeda.
Criado com o objetivo de ser mais escalável que outras blockchains, como a do próprio Bitcoin, o Ethereum continua falhando em entregar isso após sete anos de sua concepção.
Por hora, quem está se beneficiando das últimas atualizações do protocolo parecem ser apenas os grandes holders, que compraram a moeda por preço de banana. Afinal, o EIP-1559 que pretendia melhorar a questão das taxas, não mostrou nenhum resultado.
Não se importam com os seus usuários
Uma das maiores criticas em relação ao Ethereum são as suas altas taxas de transações. Desta forma, usuários precisam ficar atentos para escolher os melhores horários para usar o protocolo, caso queiram economizar.
Por conta disso o CEO de um fundo especulativo, a Three Arrow Capital, decidiu abandonar o Ethereum como forma de protesto. Segundo Su Zhu, os fundadores do Ethereum estão contentes em como o projeto está, já ele, nem tanto.
“Sim, abandonei o Ethereum, apesar de apoiá-lo no passado.
Sim, o Ethereum abandonou os seus usuários, apesar de apoiá-los no passado.
A ideia de ficar se masturbando assistindo a queima [de ETH] e elaborando testes de pureza, enquanto nenhum recém-chegado pode arcar com as taxas, é repugnante.”
Yes I have abandoned Ethereum despite supporting it in the past.
Yes Ethereum has abandoned its users despite supporting them in the past.
The idea of sitting around jerking off watching the burn and concocting purity tests, while zero newcomers can afford the chain, is gross.
— Zhu Su 🔺 (@zhusu) November 21, 2021
Zhu continuou seu desabafo em mais dois tweets, alegando que os fundadores ficaram ricos e esqueceram qual era o seu propósito. Além disso, também ameaçou usar outra blockchain.
O bilionário também fez questão de mencionar que o grande número de likes recebidos em seu primeiro tweet só reforça o sentimento do mercado. Os usuários estão cansados de pagar entre 100 e 1.000 dólares de taxa de transação.
A presão não é antiga
Desde antes de seu nascimento, o Ethereum foi planejado para ser Proof-of-Stake (PoS) para assim tentar resolver problemas de escalabilidade. Sete anos depois e ele ainda é Proof-of-Work (PoW) e o ETH 2.0 ainda parece estar longe.
Um vídeo antigo mostra que dois co-fundadores do Ethereum, Vitalik Buterin e Joseph Lubin, já sabiam que o Ethereum não era escalável. Ou seja, parece que seus desenvolvedores não estão preocupados com isso há anos.
“Nós sabíamos que não seria escalavel, com certeza.”
ICO prospectus: "Build scalable apps on Ethereum."
Mod: "Youre saying the concept of launching something that doesn't scale then rebuilding it as something thats scalable was part of initial the plan."
Lubin: "We knew it wasn't going to be scalable for sure."
Vitalik: *nods* pic.twitter.com/MBSFkQeugj
— magic internet moneyist (@notgrubles) September 20, 2019
EIP-1559 é bom para quem comprou cedo, não para usuários
Já a última grande atualização do Ethereum, o EIP-1559, tinha duas funções, primeiramente melhorar o sistema de previsão das taxas, deixando-as mais baratas, teoricamente. E a segunda parte estava relacionada a queima de parte das taxas de transações.
Neste momento, parece que só a segunda parte funcionou, afinal a rede continua cara para usuários comuns. Ao mesmo tempo, os holders antigos beneficiaram-se do preço da moeda subindo conforme 1.000.000 de Ethers já foram queimados.
Por fim, tanto a comunidade quanto investidores parecem estar chateados com o rumo que o Ethereum tomou até aqui. Há anos esta pressão por escalabilidade está crescendo e parece estar chegando no limite.