O número de empresas de criptomoedas que estão entrando em colapso continua aumentando. A plataforma de empréstimos Vauld, apoiada pela Coinbase, é a mais recente empresa de criptomoedas a congelar saques.
A plataforma de negociação e empréstimo de criptomoedas com sede em Cingapura (anteriormente chamada de Bank of Hodlers) interrompeu os saques ontem, domingo. Em um post publicado esta manhã, 4 de julho, o CEO da empresa, Darshan Bathija, disse que a Vauld decidiu “suspender todas as retiradas com efeito imediato”.
Volatilidade do mercado
Na manhã desta segunda (04), a Vauld emitiu uma declaração informando o congelamento de todos os saques, negociações e depósitos em sua plataforma, citando a volatilidade do mercado.
A plataforma culpou o colapso da criptomoeda Terra(Luna) pelo congelamento de saques, e informou que cerca de US$ 200 milhões foram retirados da plataforma desde 12 de junho de 2022.
A Vauld é uma start-up criada há três anos que promete rendimentos através de empréstimos com criptomoedas. De acordo com o anúncio oficial da empresa, o motivo da decisão de congelar saques se deve aos “desafios financeiros” que o Vauld não pode enfrentar no momento.
Vauld continues to operate as usual
"We have always maintained a balanced and conservative approach to liquidity management. Bull and bear runs are inevitable, and we deploy fundamentally strong strategies that account for these cycles."
Read more here: https://t.co/6yWVozTydE
— Vauld (@VauldOfficial) June 16, 2022
O fundador da Vauld disse que está buscando oportunidades para “reestruturar” a empresa e, portanto, está trabalhando com Cyril Amarchand Mangaldas, um escritório de advocacia especializado nesses casos.
Embora o CEO Vauld use a palavra “reestruturação”, muitas pessoas não têm dúvidas de que isso deve ser dito diretamente sobre a falência. Nas atuais condições de mercado, a Vauld não tem chance de recuperação.
Segundo a empresa, devido aos efeitos indiretos dos preços moderados das criptomoedas, a plataforma teve que suspender saques, negociações e depósitos em sua rede.
No comunicado da empresa postado nesta segunda-feira, o CEO sinalizou que a empresa viu saques significativas de clientes desde 12 de junho, totalizando US$ 198 milhões.
“A Vauld enfrentou desafios devido a condições voláteis de mercado e problemas financeiros de parceiros de negócios exacerbados pelo colapso da TerraUSD, congelamento de saques de Celsius e inadimplência de empréstimos da Three Arrows Capital”, disse.
“Como tal, consideramos que seria do melhor interesse das partes interessadas tomar medidas imediatas nas circunstâncias”, acrescentou o CEO.
CEO da Binance comenta
O CEO da Binance, Chengpang “CZ” Zhao, foi ao Twitter para comentar sobre a situação da Vauld. Respondendo ao artigo sobre a suspensão de saques da empresa, CZ fez uma alerta contra o uso de plataformas que exigem financiamento de VCs.
Ele disse acreditar que essas empresas não têm um modelo de negócios confiável.
O comentário de CZ faz muito sentido, já que uma das empresas que apoiam o Vauld é a concorrente da Binance, a Coinbase. A Valar Ventures de Peter Thiel e a gigante Pantera Capital são outras grandes que apoiam Vauld.
O CEO da Ripple, David Schwartz, também zombou da Vauld com um tweet “RIP Vauld”.
Não são suas chaves, não são suas criptomoedas
Certamente você já ouviu o ditado “não são suas chaves, não são suas criptomoedas”. Esta é certamente uma declaração popular e se alguém pesquisou no YouTube por informações e conhecimento sobre criptomoedas, definitivamente viu ensinamentos sobre como guardar criptomoedas de forma segura.
Todos os usuários da exchange Vauld acabam de entender melhor o significado desse ditado.
Para não perder criptomoedas e mantê-las seguras, os usuários são orientados a comprar carteiras frias, que podem ser encontradas na KriptoBR.