A NexTech AR Solutions, uma empresa que fornece soluções de realidade virtual disse que vendeu seus 130 bitcoins depois de ler uma notícia falsa sobre um problema na rede do Bitcoin. O falso gasto duplo foi desmascarado por Andreas M. Antonopoulos poucas horas depois, mas a empresa decidiu vender as moedas enquanto a história “ainda estava se desenrolando”, disse o CEO da NexTech, Evan Gappelberg.
De acordo com o comunicado de imprensa publicado pela empresa, a NexTech vendeu todas as suas participações em Bitcoin, totalizando 130 moedas. Com os preços de hoje, os bitcoins valem mais de US $ 4,2 milhões (R$ 23 milhões).
A venda aconteceu em menos de um mês após a empresa comprar a moeda digital – revelada em 29 de dezembro de 2020. Apesar do período relativamente curto, o preço do Bitcoin aumentou e a NexTech conseguiu ter um lucro de US $ 200.000.
This publicly traded tech company sold its $4 million bitcoin holdings because of the double-spend news circulating yesterday. pic.twitter.com/5Qi7xgTeZh
— Zack Voell (@zackvoell) January 22, 2021
A NexTech é uma empresa de capital aberto com sede em Vancouver, no Canadá. Ela é líder no mercado de tecnologias e serviços de experiência de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) para comércio eletrônico, educação, conferências e eventos.
A empresa comprou Bitcoin em dezembro de 2020 com o CEO dizendo que o investimento era parte da nova diversificação de capital e estratégia de alocação “com a intenção de maximizar o valor de longo prazo para os acionistas”.
Fake news assusta e empresa resolve vender
O CEO da NexTech disse que a decisão de vender os bitcoins veio após relatos de uma “falha crítica chamada ‘gasto duplo’ que poderia ter ocorrido, o que, se fosse verdade, permitiria que alguém gastasse o mesmo Bitcoin duas vezes”.
O executivo disse também que tal falha seria negativa para a rede do Bitcoin. “Se o sistema se baseia na escassez e na fé no sistema, um ‘gasto duplo’ eliminaria ambos – essencialmente destruindo a reserva de valor que deveria ter.”
O suposto gasto duplo levantou preocupações em diversos novatos e inexperientes no mercado. No entanto, Andreas Antonopoulos, um dos analistas mais populares de Bitcoin, desmascarou a mentira em uma série de tweets.
Ele chamou o boato de “publicação irresponsável” e disse que a situação não passava de dois blocos sendo minerados quase simultaneamente. Ele explicou que o suposto gasto duplo se tratava de uma reorganização de blocos normal que “nada de estranho ou fora do algoritmo de consenso aconteceu. O Bitcoin continua a funcionar exatamente como deveria.”
O CEO da Blockstream, Adam Back, um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin concordou com a conclusão de Antonopoulos, dizendo que “não houve gasto duplo de Bitcoin. Pare de reportar coisas incorretamente, sério.”