O CoinGecko, plataforma de dados de criptomoedas, revelou nesta semana quais foram os ecossistemas e narrativas mais populares do setor em 2025. O destaque fica para a Solana (SOL), líder pelo segundo ano consecutivo, bem como para as memecoins.
Tal popularidade, no entanto, não reflete nos preços. Isso porque a Solana se encaminha para fechar o ano em queda de 34%. Já as memecoins, em geral, apresentam resultados ainda piores no mesmo período.
Na publicação também é possível comparar rankings de outros anos, o que ajuda a entender se uma tendência está esfriando ou esquentando.
CoinGecko revela os ecossistemas mais populares de 2025
Embora o Ethereum tenha sido a primeira criptomoeda com contratos inteligentes e continue sendo a segunda maior criptomoeda por valor de mercado após 10 anos, o projeto de Vitalik Buterin aparece na 3ª posição entre os ecossistemas mais populares de 2025.
Na sua frente estão Solana, que pelo segundo ano consecutivo mantém a liderança, e pela Base, lançada pela Coinbase em 2023.
“O ecossistema Solana registrou seu segundo ano consecutivo como o ecossistema de blockchain mais popular, capturando 26,79% do interesse global em narrativas cripto específicas de cada rede em 2025.”
“No entanto, o mindshare do ecossistema Solana encolheu significativamente em 12,0 pontos percentuais em relação aos 38,79% que havia dominado no ano passado”, escreveu o CoinGecko. “Isso reflete as dificuldades da blockchain de 1ª camada em se expandir além de sua forte associação com a especulação em memecoins, assim como o preço lateralizado da Solana, apesar da adoção institucional mais ampla, marcada pelo lançamento de ETFs nos EUA.”

Outros projetos em destaque são Sui e BNB, com 6,9% e 4,9% de crescimento ano-a-ano, respectivamente, ocupando as posições de número 4 e 5.
O Bitcoin, ainda com uma cultura muito maximalista em torno do próprio BTC, aparece na 13ª posição com 1% de interesse do mercado, mantendo a porcentagem do ano anterior e superando nomes como Berachain, Hedera e Polygon.
Memecoins e IA aparecem como as principais narrativas do mercado pelo segundo ano seguido
Em outro estudo, também publicado pelo CoinGecko nesta semana, os analistas divulgaram quais foram as principais narrativas do mercado em 2025.
No topo aparecem as memecoins com 12,5% do interesse do mercado. Conforme a metodologia foi baseada em acessos, é possível que o grande número desses projetos tenha influenciado nessa liderança, já que o desempenho geral é negativo.
Na sequência aparecem criptomoedas ligadas ao setor de Inteligência Artificial (IA), com 9,8% do interesse do público. Isso pode ser explicado como uma maneira dos investidores buscarem exposição ao setor de IA fora do mercado de ações.
“As memecoins voltaram a emergir como a narrativa cripto mais popular em 2025, capturando um total combinado de 25,02% do interesse global dos investidores”, escreveu o CoinGecko. “Isso representa uma queda em relação aos 30,67% de participação que a narrativa de memecoins detinha no ano passado, o que sugere que a euforia por criptoativos puramente especulativos pode estar diminuindo.”

Completando o top 5 estão Agentes de IA, subindo da 17ª posição em 2024, Ativos do Mundo Real (RWA), caindo duas posições, e os estreantes projetos “Feitos nos EUA” (Made in USA).
Stablecoins, outra categoria forte, aparece na 16ª posição com 1,7% do interesse global. Isso porque apesar de seu grande uso, tanto dentro quanto fora do mercado, poucos se importam em acompanhar o preço dessas moedas.