Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é uma continuação de um trabalho após cinco anos.
Em 2016, o diretor Torsten Hoffmann lançou o filme “Bitcoin: o fim do dinheiro como o conhecemos“. Em 2020, o próprio diretor colocou o filme publicamente no YouTube para que os fãs pudessem acompanhar o trabalho dele.
Ao colocar o antigo filme disponível, Torsten afirmou estar comemorando o lançamento de seu novo filme na Prime Video, serviço de streaming da Amazon. Nos últimos dias, o novo filme já ganhou uma versão para brasileiros acompanharem com legenda.
Filme sobre Bitcoin chega ao serviço de streaming da Amazon com legenda em português
O filme entrevista vários famosos da comunidade de criptomoedas, como Andreas Antonopoulos e Samson Mow. Ambos são famosos na comunidade de Bitcoin mundial, sendo Mow um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Blockstream, empresa que contribui para o crescimento da moeda.
Já na comunidade de altcoins, as figuras mais conhecidas a compartilharem seus relatos foram Vitalik Butterin, criador da Ethereum, e Charlie Lee, fundador da Litecoin.
O filme, chamado “Cryptopia: Bitcoin, Blockchains, and the Future of the Internet” (2020), tem quase uma hora e meia de conteúdo inédito e atualizado sobre um tema em alta no mundo todo.
Com a chegada deste filme ao Prime Video, a Amazon lista três vídeos que lidam diretamente com o tema de Bitcoin e podem ser assistidos por brasileiros. Os outros dois seriam o “Banking on Africa” (2020) e o outro o “Magic Money: A Revolução Bitcoin” (2016).
Sem lidar diretamente com o tema Bitcoin, mas citando a moeda em alguns momentos, outras séries e documentários estão listadas no Prime Video.
Vários filmes já citam o Bitcoin em serviços de streaming e ajudam a compreender a tecnologia
Até o serviço da Globo no Brasil, o Globoplay já tem referência ao Bitcoin hoje. O Globoplay é parceiro da Disney no país, serviço que ainda não cita o Bitcoin.
Contudo, um dos mais famosos, a Netflix, também já cita em várias produções o tema do Bitcoin. A mais recente a comentar sobre a moeda foi a série Billions em 2020 que, após a prisão de dois mineradores de Bitcoin ilegais nos Estados Unidos, mostrou uma investigação sobre a moeda.
Desde 2020, a adoção das criptomoedas cresceu entre empresas, mas iniciativas mainstream, como filmes e documentários sobre Bitcoin, atraem pessoas para a moeda.
No Google, por exemplo, dados recentes mostram que o nível de pesquisa sobre Bitcoin voltou a crescer nas últimas semanas.