Uma empresa tem atacado em três países, principalmente, sendo o Brasil um dos focos da possível fraude. O golpe estrangeiro usa o Bitcoin para prometer um lucro surreal, que seria capaz de dobrar o investimento em um prazo de 30 dias.
Em um mercado variável, considerado até de risco por alguns investidores lendários como Damodaran, é complicado acreditar em garantias. Isso porque, ao prometer rendimentos fixos envolvendo o Bitcoin, vários golpistas têm se aproveitado da imagem que a moeda digital conquistou nos últimos anos para passar falsas esperanças.
Com uma mega valorização desde sua criação em 2009, o Bitcoin é um dos melhores ativos dos últimos anos. Contudo, mesmo em sua “história de ouro”, com grande valorização, a moeda registrou quedas impressionantes, às vezes, em curto espaço de tempo.
A mais marcante, em 2020, foi no mês de março, quando o Bitcoin despencou em poucas horas, perdendo 40% de seu valor. Mesmo com a recuperação sendo rápida, muitos perderam muito dinheiro nessa data.
Ao prometer lucro mensal de 100%, golpe estrangeiro envolve a imagem do Bitcoin e criptomoedas famosas
Com o surgimento do Bitcoin, um novo meio de pagamentos pela internet foi enfim criado, com uma moeda totalmente descentralizada. Isso significa que, ao não ter vínculos com bancos centrais e empresas, essa seria a primeira moeda da era da internet.
Como uma tecnologia pioneira, e de imenso potencial para a população mundial, passou por grande valorização nos últimos anos. O aumento de seu valor, principalmente em corretoras de criptomoedas, foi derivado pela lei da procura e oferta.
Alguns golpes, entretanto, usaram esse passado glorioso do Bitcoin para recrutar investidores para esquemas. Várias fraudes usando a imagem do Bitcoin aconteceram no Brasil nos últimos anos, e outras mais pelo mundo.
A mais nova no pedaço é a My Micro Profits, que oferece rendimentos com operações “anônimas”. Os ganhos seriam pagos de hora em hora, para os possíveis investidores, que devem depositar criptomoedas no esquema fraudulento. A empresa afirma ser anônima para proteger a identidade de seus fundadores, algo incomum em investimentos.
Aceitando depósitos de Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash, Dogecoin e até Bitcoin Cash, o esquema não deixa claro qual é a artimanha utilizada para obter os rendimentos milagrosos. Contudo, afirma ser possível render 0,13% em apenas 60 minutos, e 100% em um mês. Caso o investidor resolva apostar no longo prazo, a My Micro Profits oferece 200% de rendimento em 60 dias, algo que dificilmente será cumprido.
“Esquema ponzi”, site norte-americano alerta para fraude que mira brasileiros
Os esquemas ponzi são aqueles que prometem rendimentos fixos para investidores. Além disso, pedem que os investidores recrutem afiliados para redes fraudulentas, prometendo rendimentos por cada convite bem-sucedido, também conhecidos como esquemas de pirâmide financeira.
De acordo com o BehindMLM, a My Micro Profits é certamente um esquema ponzi, que eventualmente irá lesar os investidores que acreditarem no golpe. Analisando as métricas de acesso ao site do golpe estrangeiro, o BehindMLM afirmou que o Brasil é um dos alvos do novo esquema com Bitcoin.
A Venezuela registra o maior tráfego de acesso a essa plataforma, seguido pela Rússia, na segunda posição. O Brasil aparece em terceiro, com 9% do tráfego detectado pela Alexa na My Micro Profits, ou seja, o esquema, que começou em março último, já começa a despertar interesse em alguns brasileiros.
O Bitcoin é uma moeda que teve uma grande valorização, mas nada garante que isso será um movimento eterno. Na esteira dessa grande valorização, golpes se aproveitaram dessa imagem, portanto, cuidado com propostas de rendimentos garantidas, não confie, verifique.