Governo dos EUA diz ter tomado ação para desmantelar rede global de criptomoedas usada pela Rússia

Em nota publicada pela Casa Branca, Biden prometeu enviar todo financiamento prometido à Ucrânia até o fim de seu mandato, ou seja, até o final desse ano.

Os EUA receberam Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, na Casa Branca nesta quinta-feira (26). Seguido a isso, os EUA publicaram um comunicado com diversas ações contra o governo da Rússia, em guerra com a Ucrânia desde o início de 2022.

Dentre elas está o desmantelamento de uma rede global de criptomoedas usada pela Rússia para driblar sanções econômicas.

Enfrentando dificuldades para negociar com outros países, recentemente o Banco Central da Rússia recomendou que empresas locais usassem criptomoedas para sobreviverem.

Mais tarde, congressistas legalizaram as criptomoedas no país, notando que as importações tiveram uma queda de 8% devido às sanções. Seguindo, também foi anunciado a criação de duas corretoras de criptomoedas e até mesmo uma stablecoin de moedas do BRICS.

EUA apoiam Ucrânia após visita de Zelensky à Casa Branca e focam no uso de criptomoedas pela Rússia

A guerra entre Rússia e Ucrânia já se aproxima de seu terceiro ano e Volodymyr Zelensky continua rodando o mundo em busca de toda ajuda que conseguir. Em visita considerada de urgência a Joe Biden e Kamala Harris, presidente e vice-presidente dos EUA, respectivamente, Zelensky conseguiu mais apoio do atual governo.

Em nota publicada pela Casa Branca, Biden prometeu enviar todo financiamento prometido à Ucrânia até o fim de seu mandato, ou seja, até o final desse ano.

Outra promessa foi o envio de US$ 5,5 bilhões em equipamentos militares e US$ 2,4 bilhões pelo Departamento de Defesa, este último focando em defesa aérea, bem como munições de longo alcance com o mesmo objetivo.

O texto leva a entender que os EUA não esperam um cessar-fogo. Isso porque eles estarão treinando 18 pilotos ucranianos para operar caças F-16 no próximo ano.

Contra o atacante, a Rússia, Biden disse que os EUA estão tomando medidas para derrubar uma rede de criptomoedas usada pela Rússia para driblar sanções.

“Para combater a evasão de sanções e a lavagem de dinheiro pela Rússia, o Departamento de Justiça, o Departamento do Tesouro e o Serviço Secreto dos Estados Unidos tomaram medidas hoje para desmantelar uma rede global de criptomoedas, em coordenação com parceiros internacionais.”

“Os Estados Unidos continuarão aumentando os custos para a Rússia por sua guerra na Ucrânia e a privar a base industrial de defesa russa de recursos”, continuou o comunicado.

Mesmo sendo muito menor e militarmente inferior à Rússia, a Ucrânia tem aguentado a pressão por conta do apoio dos EUA e outras potências econômicas.

Mapa mostra eventos da guerra russo-ucraniana em tempo real. Fonte: Liveuamap.
Mapa mostra eventos da guerra russo-ucraniana em tempo real. Fonte: Liveuamap.

Por fim, vale lembrar que a Ucrânia também usou criptomoedas na guerra, aceitando-as como doação para financiar seu exército. Na semana passada, a Rússia prendeu um homem que fez doações à Ucrânia, acusando-o de traição à pátria.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias