Os chamados grupos de pump e dump de ações e criptomoedas ressurgiram no mercado financeiro após a repercussão do caso GameStop. O movimento que havia começado como uma revolta contra Wall Street começou a ficar perigoso para investidores.
Isso porque, na última semana um fundo de investimentos de Wall Street teve que dobrar suas pernas para pequenos investidores desconhecidos. A “revolta das sardinhas”, que dobrou inesperadamente uma baleia dos investimentos, foi o marco da semana.
As sardinhas no caso foram os investidores do grupo anônimo WallStreetBets, que estavam reunidos no Reddit. Ao ver o movimento do fundo Melvin Capital apostando na queda das ações da GameStop, os investidores se revoltaram.
Com a compra em massa da ação da GameStop (GME), o fundo perdeu milhões de dólares e teve que sair de sua posição. O caso de fato entrou para a história do mercado financeiro.
Até a criptomoeda Dogecoin pode ter se beneficiado desse movimento de combinar a compra de um ativo para impulsionar o ativo.
O problema é que o movimento de revolta contra um fundo agora começou a atrair golpistas. Pessoas mal intencionadas começaram a ressurgir com o velho golpe do pump e dump, comum principalmente em 2017.
Grupos de pump e dump ressurgem no mercado financeiro e de criptomoedas
Tudo começa com algumas pessoas combinando o preço de entrada em um ativo. Poucos líderes de grupos afirmam que o ativo vai se valorizar em uma data e hora combinada, por força de um grupo de investidores.
No mercado financeiro tradicional, por exemplo, a estratégia é proibida. Após a repercussão do caso GameStop, por exemplo, a CVM no Brasil emitiu alerta para os esquemas que estavam sendo criados.
“O chamado squeeze, que pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou auferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado, é uma das modalidades de manipulação.”, afirmou a CVM
Isso porque, no Brasil alguns investidores tentaram replicar o movimento da GameStop com a ação da IRB Brasil (IRBR).
Os chamados grupos de pump não são novos no mercado financeiro nem de criptomoedas. Em 2018, após o Bitcoin registrar sua maior alta nos preços, muitos investidores foram fisgados por essa modalidade de golpes.
Grupos como “sardinhas united”, por exemplo, fizeram inúmeros investidores perderem dinheiro na época.
No mercado tradicional, prática é ilegal, nas criptomoedas ainda não há regulamentação
A diferença principal dos mercados de ações e criptomoedas é de fato a regulamentação. Como as criptomoedas não são regulamentadas, investidores desse mercado se deparam com a prática comumente. Muitos, principalmente iniciantes, acreditam que é possível ganhar dinheiro com a prática.
Contudo, quem ganha mesmo são os líderes dos grupos de pump, que colocam ordens de venda assim que seus subordinados começam as compras. São esquemas fraudulentos de enriquecimento rápido, que deixam inúmeros investidores lesados pela prática.
Ou seja, o movimento de quebrar Wall Street, que chamou atenção do mundo, ressurge o debate sobre os perigos dos grupos de pump.