A mineração de Bitcoin é uma atividade legal e que beneficia o minerador, a menos que você esteja minerando no local de trabalho e roubando energia elétrica. Recentemente um caso assim aconteceu na Rússia, com inspetores de trânsito sendo presos após uma investigação descobrir que havia uma fazenda de mineração na sala de TI do prédio dos inspetores.
Os policiais eram de Saratov, cidade próxima ao famoso rio Volga, e de acordo com relatos locais a fazenda de mineração encontrada pertencia ao capitão dos agentes de trânsito, Sergei Tokarev. A fazenda de mineração instalada em um prédio público funcionou de dezembro de 2020 a julho de 2021.
Durante as investigações os oficiais que participaram da ação encontraram duas mineradoras ASIC, um roteador Wi-Fi e três fontes de alimentação.
Um processo criminal foi aberto contra Tokarev por abuso de poder, além disso, cúmplices que foram identificados também foram identificados, mas a investigação para identificar todos ainda está em andamento. Após a conclusão da investigação, todos os envolvidos serão demitidos de suas funções.
Gato de energia
Segundo o processo aberto contra os envolvidos, o dano para a cidade através do uso da energia pública foi de 231 mil Rublos, pouco mais de R$ 17.200.
Os funcionários da polícia encontraram a fazenda de minerar criptomoedas na sala técnica do departamento depois de receber uma conta de luz muito cara.
Além do fato em si, o mais curioso é que esse tipo de situação vem ocorrendo com certa frequência. Não é a primeira vez que autoridades são julgadas por terem se envolvido com a mineração ilegal, com um caso relatado ainda este ano envolvendo um quartel policial na Polônia.
A mineração de Bitcoin (e qualquer outra criptomoeda) tende a ser um atividade que exige um alto consumo de energia e como é de se imaginar, usar a energia de prédios públicos gera um grande gasto desnecessário para a rede elétrica de uma cidade.
A mineração ilegal é uma atividade ilícita relativamente comum dentro do criptomercado, e envolve diferentes tipos de táticas para o roubo de energia, incluindo a utilização de esconderijos em cemitérios.
Claro, quando oficiais do governo utilizam a mineração ilegal o nível de ironia toda a situação ainda mais engraçada e inusitada.