O Twitter volta a ser alvo de desconfianças na manhã dessa quinta-feira (3). Isso porque, mais um hacker conseguiu invadir o Twitter e criar uma publicação que pede Bitcoin.
O perfil invadido foi de ninguém menos que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Com pelo menos 2 milhões de seguidores, o perfil teria pedido criptomoedas como doação para os seguidores.
Vale o destaque que recentemente o Twitter foi alvo de um ataque hacker em massa. Na ocasião, perfis de Elon Musk, Barack Obama, entre outros, foram hackeados na rede social. Mais de U$ 100 mil foram levados naquele ataque, sendo que alguns adolescentes foram presos pelo caso.
Em mais uma violação, hacker pede Bitcoin como doação pelo Twitter se passando por primeiro-ministro indiano
Em julho de 2020 o Twitter recebeu atenção da mídia mundial, após uma grave violação na rede social. Operando um ataque coordenado, hackers invadiram perfis com milhões de seguidores e pediram Bitcoin como doação.
Na ocasião, a promessa era a de receber um valor e devolver o dobro. Essa engenharia social levou milhares de pessoas a transferir recursos para os golpistas. Perfis de famosos foram invadidos, como Warren Buffett, Joe Biden, e outros mais.
Após a falha de segurança, até o FBI se uniu ao Twitter para buscar identificar quem estaria por trás dos ataques. Alguns adolescentes foram presos e seguem as investigações do caso ainda hoje.
Contudo, na manhã dessa quinta, mais uma violação na segurança do Twitter chama atenção. De acordo com o portal Notícias ao Minuto, o perfil do primeiro-ministro indiano foi o novo alvo.
Com pelo menos 2,5 milhões de seguidores, um hacker pediu Bitcoin como doação pelo Twitter de Narendra Modi. As doações, segundo a postagem, seriam enviadas para um fundo de ajuda ao combate do COVID-19. Ou seja, o hacker utilizou o perfil para criar uma suposta campanha aproveitando até da pandemia.
“Peço a todos vós que doem generosamente ao Fundo de Auxílio do Primeiro-Ministro para a Covid-19”
Twitter aponta que novo caso pode ser isolado, mas segue investigando
O Twitter respondeu para agência de notícias espanhola Efe que o novo ataque é isolado. Contudo, seguirá investigando para identificar como essa nova violação, envolvendo Bitcoin, aconteceu. As postagens do hacker já foram excluídas da plataforma pela rede social.
“Estamos conscientes desta atividade e tomamos medidas para garantir a segurança da conta comprometida. Estamos a investigar ativamente a situação”, afirmou porta-voz do Twitter ao Efe
O hacker ainda teve tempo de se identificar como “John Wick” em uma das postagens. Esse é o personagem de Keanu Reeves em uma série de filmes de ação. Na última quarta (2), foi aniversário Reeves, logo não ficou claro se foi uma homenagem ao ator essa identificação.
Até aqui, não se sabe se foram roubadas criptomoedas dos seguidores do primeiro-ministro indiano. Na Índia o Bitcoin voltou a ser legalizado em março de 2020, em uma ação do supremo tribunal local. Por lá, o Bitcoin é uma moeda com grande potencial de uso, pois a moeda local sofre com depreciação e falsificação em massa.