Um homem de 40 anos foi preso por roubar energia para minerar Bitcoin. O caso aconteceu na Inglaterra e foi reportado pelo Leicestershire Live.
O caso ocorreu no início deste ano após a polícia procurar por um cultivo de maconha, outra atividade que consome muita energia, e acabou encontrando um desvio de energia para minerar Bitcoin.
Embora a mineração de Bitcoin seja legal, a ganancia do minerador surpreendeu as autoridades, visto que ele operava em mais de um local e não aparentava estar preocupado com a segurança.
Quem paga a conta
Desvios na rede elétrica encarecem o preço da energia para todos os usuários da rede, afinal alguém precisa pagar a conta. Neste caso, o minerador se declarou culpado pelo roubo de 240.000 reais em energia e sentenciado a uma pena de 13 meses.
Embora tenha sido julgado apenas nesta semana, o caso da apreensão ocorreu em maio deste ano quando policiais encontraram máquinas de minerar Bitcoin durante uma busca por uma fazenda de plantação de maconha.
Segundo autoridades policiais, o alto consumo de energia também está relacionado ao cultivo de maconha e acabaram surpresos por se tratar de uma fazenda de mineração de Bitcoin.
As investigações sugerem que ele tenha roubado energia de dois lugares diferentes para alimentar mais de 200 ASICs. A maioria delas era do modelo S9 da Bitmain, fabricado em 2016 e que não tem uma boa eficiência em relação a modelos mais novos já que gasta muita energia. Podendo assim ser uma das motivações do criminoso.
Mineração é legal
O que surpreendeu as autoridades foi a ganância do minerador, pois embora a atividade seja legal, ele buscava ter ainda mais lucros.
“Ele estava no negócio para ganhar dinheiro com seu empreendimento em bitcoin, mas não era honesto o suficiente para arcar com os custos de funcionamento das máquinas necessárias para manter a operação.”
Ainda segundo as autoridades inglesas, o minerador deixou vários fios expostos, arriscando tanto a sua vida quanto de outras pessoas.
Esta prisão é bem diferente dos casos da China, onde a mineração de Bitcoin, e outras criptomoedas, é considerada ilegal mesmo que o minerador pague pelo consumo da rede. Recentemente, supostos documentos mostram que a China pode estar espionando pequenos mineradores através de seus IPs.