Stock Graph. Free public domain CC0 image.
Michael Burry é um dos mais conhecidos investidores atuais, tendo ficado conhecido após lucrar milhões com a crise de 2008 ao apostar contra o mercado financeiro. Sua carreira como investidor ficou ainda mais conhecida após o drama indicado ao Oscar “A Grande Aposta”, de 2015.
O investidor, conhecido por ter apostado de forma certeira em uma crise anterior, alertou que o mercado financeiro vivenciará uma piora na inflação. Em um tweet em sua rede social oficial, ele argumentou que a economia dos EUA passará por um novo ciclo de recessão em 2023, com um momento mais agravante durante a segunda metade do ano.
“A Inflação atingiu seu auge. Mas não é o último auge desse ciclo. Nós provavelmente veremos um Índice de Preço Consumidor mais baixo, possivelmente negativo na segunda metade de 2023 e os EUA estarão em recessão por todas as definições. O Fed vai cortar e o governo vai estimular. Teremos outro auge da inflação.”
Com a recente crise e com os governos tentando lidar com ela da mesma forma que foi feito em 2008, a inflação ao redor do mundo está atingindo níveis recordes em diferentes países, principalmente nos EUA, que, infelizmente, possui um poder de influência muito grande em outras economias.
A taxa de inflação nos Estados Unidos atingiu a maior alta em 40 anos, alcançando o valor dos 9,1% no meio do ano e terminou 2022 por volta de 7%. Ao mesmo tempo, o país alcançou o valor mais alto da sua dívida história, devendo cerca de 150% do seu próprio PIB.
Recentemente, o Banco Central dos EUA aumentou sua taxa básica de juros de quase zero para mais de 4%, indicando que essa taxa atingiria um pico de mais de 5% em 2023.
A situação financeira ao redor do mundo segue a mesma linha caótica, basta observar o quanto o Reino Unido também teve problemas com a inflação e a zona do Euro viu a sua moeda oficial ficar alcançar paridade com o dólar, algo que não acontecia há década.
Sendo assim, a previsão de Burry não soa como as previsões apocalípticas de outros nomes como o de Robert Kiyosaki, mas sim uma possibilidade. Portanto, como sempre, é bom estarmos preparados para um ano complicado ao redor do mundo em relação à economia e nos proteger da temida inflação.
Comentários