Em entrevista à CNBC, o presidente-executivo da Van Eck Associates, Jan Van Eck disse que os investidores de Bitcoin estão abandonndo a moeda digital em favor do ouro.
“Eu acho que o Bitcoin retirou um pouco da demanda do ouro no ano de 2017”, disse Van Eck. “Por curiosidade, nós entrevistamos 4.000 investidores de bitcoin, eles disseram que vão investir em Ouro no ano de 2019.”
Durante a mesma entrevista, Tim Seymour, fundador e diretor de investimentos da Seymour Asset Management, disse que o Bitcoin vai ter dificuldade em atrair investidores do ouro. Ele afirmou:
“O ouro é uma reserva de valor, e não há como contestar isso.”
A Van Eck tem uma longa história com ouro e criou o que foi denominado na entrevista como “os ETFs de ouro mais conhecidos do mundo”.
Ouro vs Bitcoin
Depois de dizer que o Bitcoin tirou um pouco da demanda do ouro em 2017, ele foi mais longe ao afirmar que, devido a como os mercados estavam se comportando recentemente (em queda), a Van Eck decidiu retirar seu pedido de ETF bitcoin que estava à disposição para análise no próximo mês.
Suas razões estavam relacionadas à paralisação do governo que está ocorrendo nos EUA e ao fato de que a Securities and Exchange Commission (SEC), que é afetada por isso, não poderá atuar na solicitação. Ele disse que a intenção da empresa continua a refilar a aplicação em uma data futura.
“Bitcoin não é uma reserva de valor confiável”
Mais tarde, na entrevista, discutiu-se a viabilidade atual e futura do bitcoin como reserva de valor. Costuma-se dizer que o verdadeiro caso de uso de longo prazo do bitcoin é uma reserva de valor – de fato, a moeda digital é frequentemente apelidada de ouro digital.
Tim Seymour, fundador e CIO da Seymour Asset Management, duvidou disso ao afirmar que “o bitcoin não só perdeu toda liquidez, como também o argumento existencial da blockchain tem sido fraco em relação ao valor da moeda digital”.
ETF Bitcoin Van Eck
Para o bitcoin ganhar tração e interesse do mercado novamente, ETFs bitcoin precisam ser lançados, o que poderia adicionar um pouco de combustível necessário a indústria.
No entanto, enquanto muitos especulam que isso acontecerá este ano, é improvável que seja antes dos problemas nos EUA serem resolvidos.
O lançamento iminente da Bakkt e seu mercado de contratos futuros pode ser o próximo marco significativo para criar um interesse renovado em bitcoin na mídia mainstream, embora a paralisação do governo dos EUA esteja impedindo isso também.
Enquanto isso, o Bitcoin não conseguiu ultrapassar a marca de R$ 15.000 desde o início do ano.
Até o fechamento desta matéria, cada bitcoin estava sendo negociado por R$ 13.084 com uma queda de 2% nas últimas 24 horas.