De acordo com o presidente do Banco Central da Irlanda, as pessoas que investem em Bitcoin precisam estar preparadas para “perder tudo”. Gabriel Makhlouf, que também é membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), falou na sexta-feira (29) que todos os investidores de Bitcoin precisam estar preparados para perder dinheiro. Ele também declarou que não entende o motivo de as pessoas investirem nesses tipos de ativos.
“Pessoalmente, não sei por que as pessoas investem nesses tipos de ativos, nem porque elas os veem claramente como ativos.”
Ele também mencionou que os bancos centrais precisam se certificar de que os clientes estão protegidos ou não.
Em sua entrevista, Gabriel Makhlouf explicou que sua maior preocupação é a proteção dos clientes. Segundo ele, a estabilidade financeira não é o grande problema, na verdade as escolhas dos clientes são mais importantes.
Christine Lagarde e FCA
A opinião do presidente do Banco Central Irlandês está em concordância com o mesmo posicionamento de Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu que recentemente declarou que a criptomoeda é um ativo “altamente especulativo”. O BCE tem adotado uma posição mais rígida em relação às criptomoedas.
No início deste mês o regulador financeiro da Inglaterra, a FCA, também fez uma declaração semelhante, dizendo que os investidores em criptomoedas deveriam se preparar para perder tudo.
Na ocasião, a FCA se referiu às empresas que aparecem no mercado oferecendo rendimentos garantidos e fixos por mês. Ou seja, os clientes precisam se atentar aos detalhes antes de investir em empresas duvidosas.
Em outras palavras, a FCA não quis dizer que o Bitcoin vai morrer e deixar todos os investidores no prejuízo, mas que os investidores podem acabar caindo em golpes ao tentar investir na criptomoeda e assim, perder tudo.
Gabriel Makhlouf disse que concorda exatamente com este ponto de vista.
Bitcoin parece não se importar
Apesar de diversas criticas recentes seguindo a mesma linha de raciocino, o Bitcoin não tem se deixado abalar. O preço da criptomoeda mais que dobrou desde novembro de 2020, atingindo recorde de preço e alcançando os US $ 42 mil
Vale destacar que nos últimos meses o Bitcoin tem atraído muita atenção especialmente dos investidores institucionais. Fundos de investimentos que administram trilhões de dólares têm se voltado para a moeda digital, enxergando no ativo um “porto seguro”.
Nomes importantes têm dado atenção para a moeda digital. Recentemente o Bitcoin disparou cerca de 15% por forte influência da “ação” de uma única pessoa. O bilionário Elon Musk, dono da empresa especializada na montagem de carros elétricos Tesla, modificou a biografia do seu Twitter adicionando a tag “#bitcoin”, além de publicar a seguinte mensagem em inglês: “Pensando bem, era inevitável”.
Segundo analistas esse foi o motivo que fez com que o preço do Bitcoin disparasse.