Kevin O’Leary, astro do programa Shark Tank, confessou ter perdido milhões com a quebra da FTX. Indo além, jogou a culpa da falência nos colos da Binance durante testemunho nesta quarta-feira (14).
Atuando como uma espécie de garoto propaganda da FTX antes de sua falência, a postura de O’Leary foi amplamente criticada nas redes sociais, especialmente por Changpeng Zhao.
No entanto, mesmo que o ponto central da audiência fosse a FTX, O’Leary não foi o único a atacar a Binance. O senador americano Bill Hagerty, por exemplo, chegou a insinuar que a corretora de Zhao possuia ligações com o governo chinês.
O’Leary culpa Binance pela quebra da FTX
Recapitulando o início da crise na FTX, tudo começou com um artigo da CoinDesk expondo problemas de caixa em sua filial, a Alameda Research. Dias depois, o CEO da Binance afirmou que estaria vendendo todos os tokens FTT, justamente por não confiar mais na FTX.
Após isso, a FTX presenciou uma corrida de saques, até o ponto em que percebeu que não conseguiria mais honrar os pedidos de retirada de seus clientes. Ou seja, estava trabalhando com reservas fracionárias, e a culpa é exclusiva dela.
No entanto, Kevin O’Leary tentou jogar a culpa da falência da FTX na Binance. Durante audiência da FTX, realizada nos EUA, o astro do Shark Tank declarou:
“Por que você acredita que a FTX faliu?” questionou o senador Pat Toomey
“Esses dois gigantes [Binance e FTX] que possuem o mercado não regulamentado juntos e desenvolveram esses negócios incríveis em termos de crescimento estavam em guerra um com o outro, e um colocou o outro fora do negócio intencionalmente”, respondeu Kevin O’Leary.
“Talvez não haja nada de errado com isso, talvez não haja nada de errado com amor e guerra”, continuou o astro do Shark Tank. “Mas a Binance é um monopólio global maciço e não regulamentado. Eles tiraram o FTX do mercado.”
CEO da Binance responde
A briga era óbvia, mas os acontecimentos futuros provaram que Changpeng Zhao tinha razão em não confiar mais na FTX, rival em que investiram milhões ao ver seu potencial.
Através do Twitter, Peter Schiff, grande crítico do Bitcoin, criticou a declaração de Kevin O’Leary, que já havia perdoado Sam Bankman-Fried por sua má administração. Seguindo, o CEO da Binance também comenta sobre o caso.
“Não entendo como Kevin O’Leary pode alegar ter perdido US$ 15 milhões na FTX, quando todos os US$ 15 milhões foram dados a ele por Sam Bankman-Fried para alavancar a FTX. A única perda de Kevin está relacionada a sua reputação. Muitas pessoas que não são tão ricas perderam dinheiro suado devido ao endosso dele”, escreveu Peter Schiff.
“Concordo com Peter neste ponto”, respondeu Changpeng Zhao, CEO da Binance, contra-atacando O’Leary.
Agree with Peter on this one.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) December 15, 2022
O’Leary defende regulamentação do setor
Em outro trecho, Kevin O’Leary aponta que apenas 1 das mais de 130 empresas ligadas à FTX não faliu, a LedgerX. Segundo o astro do Shark Tank, isso aconteceu por conta da regulamentação.
“A única que não está em processo de falência […] é a LedgerX. Por que? Porque é regulada pelo CFTC, 100% regulamentada”, comentou. “A falta de regulamentação causou problemas, e continuará causando, a evidência está aqui. A única entidade que não foi para zero no portfólio da FTX, o CFTC forçou o escrutínio, forçou a transparência, forçou as provas de onde os ativos estavam mantidos.”
“Essa é a prova de que você pode regulamentar essa classe de ativos.”
Kevin O'Leary highlights the potential of Crypto with Sovereign Wealth, and successes of CFTC Regulation / LedgerX.
-U.S. Senate FTX Hearing#CFTC #Crypto #CryptoNews #FTT #FTX #LedgerX #Regulation #SBF #SamBankmanFried pic.twitter.com/zQ1jIX6uK3
— 🥷 Gokhshtein Media (@gokhshteinmedia) December 15, 2022
Legisladores estão perdendo o foco
Aproveitando o frágil momento da indústria, a senadora Elizabeth Warren está tentando passar um projeto de lei que visa acabar com a privacidade das carteiras de autocustódia.
Dado isso, O’Leary respondeu a senadora Elizabeth Warren afirmando que o dólar é usado por criminosos há décadas. Ou seja, banir as criptomoedas não resolverá nenhum problema que já existia antes delas.
“Moedas têm sido usadas no tráfico de drogas desde os anos 60 […] o dólar americano também é usado por criminosos o tempo todo.”
Outra que foi contra a postura de Warren foi a também senadora Cynthia Lummis, notando que o assunto da audiência não eram as criptomoedas, mas sim a corretora FTX.
“Temos tópicos conflitantemente hoje. Ativos digitais não estão em julgamento. Fraude e organizações estão em julgamento. Então, vamos separar ativos digitais de organizações corruptas.”
Senator Lummis says "digital assets are not on trial. Fraud and organizations are on trial." ✅
-U.S. Senate FTX Hearing#Crypto #CryptoNews #FTT #FTX #Regulation #SBF #SamBankmanFried pic.twitter.com/3dY1TEKNoj
— 🥷 Gokhshtein Media (@gokhshteinmedia) December 15, 2022
Por fim, Sam Bankman-Fried já está preso nas Bahamas, dando um certo gosto de justiça aos lesados. Entretanto, ainda há muito para ser discutido, principalmente para evitar novos golpes semelhantes.
Fora isso, cabe acompanhar projetos de leis malucos como o citado acima. Afinal, a conversa está sendo distorcida por alguns legisladores, mas, felizmente, nem todos estão comprando estas ideias.