As LAN houses foram quase todas extintas no Brasil, mas elas ainda estão presentes em boa parte da Ásia, porém, a pandemia trouxe problemas para várias empresas e muitas delas tiveram que fechar suas portas. Para evitar a falência, os donos de uma popular rede de Lan houses no Vietnã decidiram mudar de ramo para a mineração de criptomoedas, o que acabou dando certo.
Eles estão juntando todas as placas de vídeo dos computadores das Lan houses e montando rigs de mineraçao. Pelo Facebook, uma das redes de Lan houses mais famosas do Vietnã anunciou que a mineração de criptomoedas está sendo muito mais lucrativa que receber clientes para jogar: “Ao transformar os negócios nesta pandemia, os benefícios são maiores”, disse a empresa.
O proprietário do cyber café Computer Star colocou seus computadores super potentes para minerar criptomoedas. De acordo com um artigo do site Wccftech, o dono da empresa utilizou várias placas de vídeo da Nvidia de última geração na atividade. Nas imagens é possível ver várias GPUs modelo GeForce RTX 3080, que atualmente estão em falta no mercado justamente pela alta demanda de mineradores no mundo todo.
Lucro com mineração de criptomoedas
A mineração de criptomoedas atualmente é uma atividade muito lucrativa para quem tem os equipamentos e recursos certos. No início de fevereiro, por exemplo, os mineradores bateram recordes de receita, com alguns lucrando mais de 4 milhões de dólares em uma única hora.
Os mineradores que usam placas gráficas costumam minerar criptomoedas alternativas (altcoins), sendo que várias delas estão em alta atualmente, como o Ethereum, Polkadot, Cardano e outras.
Até mesmo a Dogecoin pode ser minerada e render algum lucro, já que ela tem ganhado popularidade e chegou a valorizar mais de 800% em um único dia após Elon Musk, o CEO da Tesla, publicar tuítes em apoio a moeda digital.
Agora várias dessas Lan houses estão envolvidas na atividade de mineração com muitos deles afirmando que a receita gerada pela mineração é muito maior do que o negócio padrão das Lan houses.
Bom para os donos de Lan houses, ruim para os gamers
Os donos de Lan houses descobriram como ganhar mais dinheiro e como sobreviver a crise financeira atual causada pela pandemia. Contudo, se a tendência se popularizar no restante do mundo, poderá resultar em mais demanda por placas de vídeo e consequentemente, preços mais altos para os consumidores finais.
Muitas dessas Lan houses já possuem computadores configurados para jogos e, como tal, tecnicamente falando eles já estão prontos para a mineração, mas a mineração fica cada dia mais difícil e exige equipamentos mais potentes.
Os principais prejudicados serão as pessoas que dependem das Lan houses para acessar a internet ou jogar jogos online. Lembre-se de que em países onde os cybercafés ainda são populares geralmente não há internet na casa das pessoas..
Com relação a escassez de placas, a desvantagem é que os donos de Lan houses geralmente conseguem comprar placas de vídeo mais rápido devido a facilidade de contato com distribuidores de varejo, já que muitas dessas Lan houses também são revendedoras de computadores.
A nova empreitada das Lan houses, portanto, pode pressionar ainda mais a já escassa oferta de placas de vídeo no mercado.