Os problemas da empresa de criptomoedas Braiscompany estão aumentando, com o humorista e ator da Globo, Lucas Veloso, prometendo abrir a ‘caixa preta’ da plataforma paraibana.
Em seu Instagram, Lucas sugeriu que levou um calote da Braiscompany, chegando até mesmo a pedir “perdão” aos seus seguidores por promover a plataforma.
Nos vídeos, o artista chega a afirmar que acreditou na Braiscompany a ponto de colocar seu dinheiro na empresa, convencendo sua família a fazer o mesmo.
Lucas, filho do comediante Shaolin, publicou na quinta-feira (5) uma série de stories nos Instagram denunciando a empresa. Nos vídeos, salvos pelo portal Notícia Certa, Lucas afirma que fez uma parceria com uma “empresa que mexia com investimentos”, no entanto, na hora de receber, todo mundo sumiu.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
“Data de pagamento. Cadê? Nem o dinheiro do patrocínio, nem o dinheiro da folha.”. — disse.
Conforme o relato, a empresa se esquiva toda vez que é procurada para falar do patrocínio. “Você tenta falar com eles e usam sempre a mesma estrategia: dizem que quem pode resolver está em uma reunião, aí quando liga de volta ele já foi para casa e quando tenta mais uma vez a pessoa embarcou para Dubai”.
Braiscompany
A Braiscompany, vale lembrar, é uma empresa brasileira que oferece um suposto serviço de locação de criptomoedas. Ela é suspeita de operar um esquema de pirâmide desde 2020, quando começaram a surgir as primeiras denúncias de Ponzi.
Embora a empresa diga em suas peças de publicidade que consegue fazer lucros de até 8% ao mês com criptomoedas, tanto no mercado de alta como no de baixa, ela parece ter sofrido com o inverno das criptomoedas, que se arrasta desde novembro de 2021.
Na sequência de cinco vídeos, Lucas afirma que a empresa culpou a queda do mercado de criptomoedas pela falta de pagamentos, o que, em sua opinião, não faz sentido.
“Eu tenho gravação do advogado da empresa falando assim, tá ruim porque o mercado não tá num bom momento, tá cancelando patrocínio. Eu falei assim, ué, não ganha na alta e na queda? Quer dizer então que a parada é dinheiro… Depois eu descobri que tão atrasando mais gente… aí eu tô preocupado porque tem seguidor meu que é cliente.”
Atrasos de pagamentos
Em novembro de 2022 começaram a surgir os primeiros relatos de atrasos de pagamentos para os clientes, e, simultaneamente, portais de criptomoedas começaram a receber e-mails de advogados da empresa solicitando exclusão de matérias que falavam sobre o modelo suspeito do negócio.
Lucas sugeriu em seus vídeos que a empresa opera um esquema de piramide, afirmando que soube que existe um tal de ‘cliente compartilhado’, “que é você levar um cliente e ganhar comissão em cima do outro cliente que está investindo. O nome disso é o que mesmo?”, indaga o ator.
Os atrasos de pagamentos estão criando diferentes problemas para a Braiscompany, com o jornal local Blog do Maurilio Junior, revelando que Políticos da Paraíba que possuem investimentos na empresa estão desesperados.
O dono da Brais, Antonio Neto Ais, tem laços de amizade com diversos políticos, chegando até mesmo a participar de reuniões no congresso sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil.
Dono da Braiscompany responde
Classificando Lucas Veloso como ingrato, sem caráter e frustrado, Antonio Neto contestou as alegações do ator, dizendo que ele pode ser processado por difamação.
Em um vídeo de resposta publicado na última sexta-feira (6), o dono da Braiscompany disse que conheceu Lucas e pôde até chama-lo de amigo, ajudando o ator em um momento de dificuldade. No entanto, Lucas agora fala mal dele.
“Já teve na minha casa no momento de pandemia onde os artistas paraibanos e brasileiros passaram por dificuldades, pudemos dar as mãos a esses artistas e um deles é esse que agora fala mal de mim porque me propôs a compra de um filme por alguns milhões de reais e gostei da ideia.”
De acordo com Antonio Neto Ais, lucas está falando mal da Braiscompany como uma forma de vingança, já que a Braiscompany não investiu milhões em uma ideia.
Afirmando que Lucas não tem caráter, neto convidou o ator a processar a Braiscompany e provar que não recebeu.
“A ingratidão desse ser humano é tamanha que ele demonstra o seu real caráter, algumas pessoas já tinham falado dele para mim, mas eu não acreditei, né? Aí ele tá se demonstrando agora nas redes sociais o seu caráter, então se a empresa está inadimplente com eles não pagou me mostra, me processa amigo. Agora eu e minha empresa. Vale processar por difamação e se falar mais besteira por calúnia também. E aí é crime, vamos ver quem prova o que tá bom.”
“E agora por fim, eu não ia fazer esse videozinho não, porque eu acho que para pessoas ingratas as pessoas sem caráter, pessoas que usa [sic] mídia para difamar. Para afogar as mágoas, né? São pessoas ingratas, pessoas infelizes, frustradas.”