Um dos homens que ajudaram no processo de El Salvador adotar o Bitcoin como moeda de curso legal foi Jack Mallers, programador e fundador da empresa Strike. Em conversas com o presidente salvadorenho, Jack montou um plano e apresentou a possibilidade do país localizado na América Central ser pioneiro no mundo.
A adoção de Bitcoin por El Salvador acabou sendo um dos temas mais importantes da história da moeda digital, pelo menos até aqui, com a cotação assimilando a novidade. Hoje, o preço do Bitcoin valorizou 7%, ultrapassando a região dos US$ 37 mil.
Jack concedeu uma entrevista para a CNBC na última quarta-feira (9) e falou sobre as vantagens de El Salvador adotar a moeda digital.
Impressão em massa de dinheiro por bancos centrais é preocupante para países como El Salvador, o maior risco era ficar fora da moeda digital
Após o anúncio da Lei Bitcoin em El Salvador, muitos se lembraram que o país negocia com o FMI em busca de um pacote de cerca de US$ 1 bilhão. Este valor será utilizado para ajudar o país a se reerguer.
Jack Mallers, que é o homem que ajudou a aprovar a primeira lei bitcoin do mundo, acredita que não há riscos para El Salvador, sendo o maior problema ficar fora da moeda digital.
“Não penso que as pessoas estão calculando os riscos da forma correta, o maior risco do Bitcoin é ficar de fora dele, seria uma surpresa para mim o país não ter feito nada”
Para Jack, o Bitcoin foi criado para ser a melhor rede e moeda da história, garantindo a liberdade e inclusão financeira para todos. A expectativa é que mais empregos sejam gerados no país que o adotou como moeda de curso legal.
“#Bitcoin é projetado para ser o melhor ativo monetário e a melhor rede monetária da história da humanidade, garantindo a liberdade humana e a inclusão financeira para todos.”
The real risk? Doing nothing.#Bitcoin is engineered to be the best monetary asset and the best monetary network in human history, ensuring human freedom and financial inclusion for all.
Plug into the life raft humanity designed or go down with the ship.
Your choice. https://t.co/X85wv0f2Hm
— Jack Mallers (@jackmallers) June 10, 2021
“Conecte-se com o bote salva-vidas ou afunde com o barco”
Jack é um visionário do Bitcoin e até ajudou a patrocinar a corrida do Carro Bitcoin. Ou seja, ele tem lutado para levar a mensagem de liberdade para vários públicos diferentes.
Para o programador, que criou um aplicativo que funciona com a Lightning Network, o Bitcoin é o bote salva-vidas do mercado financeiro atual. Quem não se conectar com a rede acabará afundando com o barco.
Apesar dos receios do primeiro suporte legal do Bitcoin em um país, outros países ainda se mantêm afastados da ideia. Na próxima sexta-feira (11), a reunião do G7 começa e Joe Biden planeja falar sobre ‘problemas’ das criptomoedas na ocasião.