Um relatório da corretora Crypto.com, divulgado na última sexta-feira (19), aponta que 580 milhões de pessoas investem em criptomoedas. O número é equivalente à cerca de 10% da população adulta mundial, que segundo a ONU está em 5,8 bilhões.
Outras métricas destacada pelo estudo foram os números de investidores das duas maiores criptomoedas do mercado. Enquanto o Bitcoin possui quase 300 milhões de usuários, o Ethereum possui menos da metade disso, 124 milhões.
De qualquer forma, ambas criptomoedas tiveram um salto de adoção em 2023. Enquanto o Bitcoin teve um crescimento de 33% em números de usuários, o Ethereum ganhou 39%.
ETFs e NFTs no Bitcoin e staking de Ethereum foram os principais catalisadores dessa adoção
Segundo o estudo, as criptomoedas tiveram um pico de adoção no primeiro semestre de 2023, especialmente entre os meses abril e maio do ano, onde atingiram um crescimento de 8%.
Mesmo que os NFTs na rede do Bitcoin tenham causado polêmicas até mesmo desenvolvedores, eles foram responsáveis pelo interesse das pessoas no BTC. Na sequência, os pedidos de ETFs por gigantes como BlackRock e Fidelity também despertaram curiosidade do público.
“O crescimento excepcional do Bitcoin em abril e maio foi provavelmente atribuído ao impulso dos Bitcoin Ordinals”, aponta o relatório da Crypto.com. “Além disso, o forte interesse de instituições com pedidos de ETF Bitcoin […] continuaram impulsionando a adoção institucional.”
Quanto ao Ethereum, o relatório aponta que a atualização Shanghai foi a principal mudança que atraiu mais usuários. Na data, o ETH superava os US$ 2.000 pela primeira vez em 2023, um reflexo da liberação das moedas em stake que antes estavam presas e causando polêmicas.
“O crescimento da adoção da ETH foi impulsionado principalmente pelo staking líquido após a atualização Shanghai do Ethereum”, aponta o relatório da Crypto.com. “Isso permitiu as retiradas de ETH em stake após a transição para Proof of Stake (PoS).”
580 milhões de pessoas investem em criptomoedas
Analisando o quadro completo, o relatório revela que mais de 580 milhões de pessoas investem neste setor. Destes, 148 milhões são novos usuários que entraram no mercado em 2023. Bitcoin e Ethereum tiveram grande influência nesses números, já que o maior crescimento aconteceu nos meses de abril e maio.
“No geral, os proprietários globais de criptomoedas cresceram 34%, de 432 milhões para 580 milhões, durante o ano.”
A porcentagem de investidores deve ser maior em alguns países mais amigáveis com as criptomoedas e menor em outros. No entanto, vale notar que até mesmo chineses continuam usando Bitcoin, driblando autoridades com o uso de VPN e P2P.
Por fim, ao que tudo indica, atualizações nas redes são eventos que atraem novos usuários e investidores. O relatório completo, também contendo explicações sobre como as análises foram feitas, está disponível para o público.