A Fênix Investimentos, ou FNX Global Investiment LTDA, apontada como evolução da BinaryBit, vai ser investigada pelo Ministério Público. Registrada em 2020 na Junta Comercial de São Paulo, a Fênix é acusada de operar um esquema de pirâmide financeira.
Em 2019, a BinaryBit foi uma empresa que surgiu na Bahia oferecendo rendimentos garantidos com Bitcoin. Após alguns meses, a empresa deixou de honrar as promessas e afastou os investidores, com um caso digno de novela.
Um dos sócios da BinaryBit, Marcos Monteiro, chegou a afirmar que teria sido sequestrado. Os clientes recorrem na justiça e em plataformas como o Reclame Aqui, contudo, nunca mais viram seu dinheiro.
No fim do ano, o Ministério Público da Bahia começou a procurar os líderes da BinaryBit. A bola da vez é a Fênix, que seria a evolução da BinaryBit.
Evolução da BinaryBit, Fênix Global é alvo de investigação pelo Ministério Público
A BinaryBit não deixou saudades aos seus investidores após seu fim, ainda no ano de 2019. Vários protestos foram feitos contra a empresa, que teria sido acusada de operar um esquema de pirâmide financeira.
Contudo, ao declarar o fim das suas operações, afirmou que tinha se tornado uma fênix, ou seja, morreu, mas iria voltar. Dessa forma, foi lançada a empresa Fênix Global Investments, ou BinaryBit 2.0. O CNPJ da nova empresa foi criado no Estado de São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 2020.
A base de clientes foi migrada em novembro de 2019 para a nova plataforma, que vinha atuando de forma discreta na captação de pessoas. O Ministério Público da Bahia, entretanto, não vai deixar mais a empresa e seus donos descansarem.
No último dia 5 de maio, a 5.ª Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital abriu dois procedimentos preparatórios. Os PAPICs 003.9.55918/2020 e 003.9.57130/2020 foram publicadas pelo MP-BA, que agora deverá verificar se há indícios de crime nas atividades da Fênix Global.
a fim de apurar notícia de que a FNX GLOBAL INVESTMENT LTDA, inscrita no CNPJ sob o número 36358241/0001-54, localizada na Avenida Marcos Penteado Ulhoa Rodrigues, nº 939, andar 8º, Edifício Jacarandá-Torre 1, Tamboré, Barueri-SP, CEP 06.460-040, tem “aplicado golpe em pirâmide financeira, não reembolsando seus clientes”, gerando sérios prejuízos para os consumidores;
Um dia antes de início da apuração do MP-BA, Fênix anunciou manutenção do site
Agora apurada pelo Ministério Público da Bahia, a Fênix Global, não passa por um momento interessante. Além de ter atraído investigações do MP-BA para sua causa, anunciou uma manutenção no site.
Segundo apuração feita pelo Livecoins, o site está fora do ar. Em redes sociais, o anúncio da manutenção foi feito no dia 4, e deveria durar até o próximo dia 25 de maio. Contudo, em uma postagem, a informação ficou duvidosa, uma vez que a empresa afirmou que pode não ter data definida para voltar.
No Reclame Aqui, clientes reclamam da empresa BinaryBit, Fênix Global e seu fundador, Ricardo Toro. O número de reclamações já ultrapassa 60, com as mais recentes apontando problemas em saques.
O Livecoins procurou a empresa para comentar sobre o caso, que possui CNPJ cadastrado no estado de São Paulo. No entanto, até o fim dessa reportagem ainda não havia recebido retorno.
Histórico da BinaryBit e Fênix Global
- Binary Bit muda nome para Fênix Global, capta R$ 736 mil e atrasa pagamentos
- Sócios da Binary Bit brigam na justiça, entenda
- Binary Bit se torna alvo do Ministério Público da Bahia
- Binary Bit: empresa que promete lucro de 300% pode ter dado golpe de R$ 80 milhões
- Clientes da Binary Bit protestam em frente a casa de sócio da empresa
- Binary Bit: Investidores enfim vão à delegacia da Polícia Civil para registrar falta de pagamento