Ajay Banga, o CEO da Mastercard, aparentemente não é muito fã do Bitcoin e de outras criptomoedas. Ele disse nesta semana à revista Fortune que não tem nenhum interesse no Bitcoin e que prefere moedas digitais emitidas por bancos centrais, as chamadas CBDCs.
“Moedas digitais apoiadas por bancos centrais são interessantes. Stablecoins são um pouco menos interessantes. Bitcoin não me interessa.”
O CEO de uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo já atacou repetidamente o Bitcoin no passado, mostrando que de fato não gosta da moeda digital e que, apesar de o tempo ter passado, sua opinião não foi alterada.
Nos últimos meses o Bitcoin conquistou muitos empresários e ex-críticos. Mas o CEO da Mastercard continua cético com relação a criptomoeda.
No ano passado ele disse que as criptomoedas são altamente voláteis e não podem ser usadas como uma ferramenta financeira.
“Você pode imaginar os desfavorecidos financeiramente usando uma moeda que transforma o valor de duas Coca-Cola hoje em 21 valores amanhã? Em vez disso, isso os deixará com medo do sistema financeiro.”
Em 2017 ele literalmente chamou o Bitcoin de lixo devido a sua volatilidade.
“Criptomoedas que não são emitidas pelo estado são lixo. O preço flutua tanto que não pode ser um meio de armazenar valor.”
Apesar de o CEO odiar o Bitcoin, ele promove as CBDCs há bastante tempo, argumentando que é uma opção muito melhor para os desfavorecidos financeiramente.
Mastercard não vai aceitar Bitcoin
Em um comunicado feito pela Mastercard em fevereiro deste ano, ela anunciou que vai oferecer suporte para criptomoedas em sua rede, isso animou o mercado porque muitas pessoas acreditaram que a empresa aceitaria Bitcoin em sua rede, no entanto, ela deve aceitar apenas algumas stablecoins.
“Nem todas as criptomoedas serão aceitas em nossa rede. As stablecoins estão mais regulamentadas e confiáveis, mas muitas das centenas de ativos digitais em circulação ainda não atendem aos nossos requisitos de conformidade.”
Respondendo sobre uma pergunta se a Mastercard vai permitir que os comerciantes aceitassem Bitcoin, a vice presidente da empresa, Anne Cairns esclareceu que não vai acontecer: “isso não é verdade”, acrescentando:
“O Bitcoin não se comporta como um instrumento de pagamento, é muito volátil e leva muito tempo para fazer transações.”
VISA
A maior concorrente da Mastercard, a Visa, tem uma visão diferente do Bitcoin, ela acredita que a moeda digital é um ouro digital e planeja permitir que seus comerciantes aceitem a criptomoeda em breve.
“Bitcoin é ouro digital”, disse o CEO da Visa, Al Kelly. “Pretendemos tornar possível a compra de Bitcoins.”