O Projeto Libra, do Facebook, foi oficialmente anunciado e as reações na comunidade estão misturadas. Jameson Lopp, CTO de uma empresa de segurança analisou o whitepaper e sugeriu que a criptomoeda do Facebook poderá enfrentar alguns desafios no longo prazo.
Em um post que ele publicou no Medium, Lopp sugere que o Facebook está usando um algoritmo Poof-of-Stake, mas acrescenta que eles provavelmente enfrentarão os mesmos problemas enfrentados pela plataforma Ethereum. O whitepaper diz que a Libra lentamente fará uma mudança para um sistema permissionless (Sem necessidade de permissão).
“A Libra não têm algumas das características óbvias de uma blockchain. Ele acrescentou: “Talvez a rede como um todo possa a prova de consenso, mas para se manter estável, um conjunto de entidades deve manter uma ponte aberta para o sistema financeiro tradicional. Esse será um ponto centralizado da Associação Libra”.
Libra sounds fairly well designed as a permissioned system, but it is facing quite a few long-term challenges. Oh, and it's not a blockchain. https://t.co/B3pRC8860J
— Jameson Lopp (@lopp) June 18, 2019
Além dos desafios que a moeda está enfrentando do ponto de vista do desenvolvimento, os bancos centrais também não gostaram muito da ideia da Libra. Como observou o economista Kremlin Vladislav Glinko, a Rússia não permitirá que seus cidadãos usem a Libra do Facebook, WhatsApp e Instagram. Glinko afirmou: “A Libra do Facebook terá de enfrentar o bloqueio no território russo”.
Este sentimento foi ecoado pelo ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire. Em uma entrevista de rádio, ele afirmou que não há chance da Libra ser vista como uma moeda soberana, dizendo que “não pode e não deve acontecer”.