Inicio Blockchain O que é Hashgraph? Quase um blockchain

O que é Hashgraph? Quase um blockchain

Conheça a Tecnologia Hashgraph

-

Compartilhe
O que é Hashgraph

Para conhecer melhor sobre as várias redes de consenso devemos estudar e contextualizar todas as soluções, para isso vamos conhecer o que é Hashgraph em mais detalhes.

O Hashgraph é um protocolo de consenso que fornece uma plataforma distribuída para seus usuários. Ele permite que os usuários da comunidade gerem transações e concordem com a ordem na qual fazem transações, considerando que nenhum usuário é confiável.

Foi criado por Leemon Baird e é propriedade intelectual da Swirlds Corporation, fundada por Baird.

O Hashgraph pode alcançar um consenso e ainda age mais rápido, justo, eficiente e barato.

Para todos que criticam a blockchain um dos problemas apontados é a questão de velocidade, e este é um ponto que a tecnologia Hashgraph considera ser melhor.

De acordo com estudo analisado pelo Bacancy Technology, ele é 50 mil vezes mais rápido que o Bitcoin, e opera com uma largura de banda de mais de 250 mil por fragmento (shard), ou seja, resolve um problema presente em várias blockchains incluso Ethereum.

Uma das vantagens de se armazenar o histórico de transações da Hashgraph, é que ocupam menos espaço e até smartphones podem atuar como nodes nessa rede.

No Hashgraph não há mineração, evitando assim o Proof-of-work e a energia gasta neste processo, além de considerar todos os blocos de transações válidos em seu consenso.

O Hashgraph é assíncrono tolerante a falhas bizantinas, e possui um algoritmo chamado de Votação Virtual. Além disso, utiliza o protocolo “Gossip about Gossip” para se obter consenso.

Para ficar público o acesso foi criado o projeto Hedera Hashgraph, que é um esforço de cerca de 39 membros, de diferentes indústrias e localizações para construir nessa rede, e que irão pagar cerca de 10% de sua receita para a Swirlds, que licenciou seu código para este grupo.

Diferenças entre Hashgraph e Holochain

Já citamos no Livecoins a tecnologia Holochain e como a mesma propõe uma forma de transações sem utilizar blockchain, como é na maior parte das criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e outras mais.

Já que a Hashgraph e a Holochain propõe transações em rede sem utilização de protocolos de consenso, e sem a blockchain, vamos ver as diferenças entre os projetos abaixo, mas se tiver interesse em conhecer os Whitepapers dos projetos Holochain e Hashgraph deixei os links.

No Github da Holochain, foram feitas várias comparações do projeto com outros concorrentes, e em relação a Hashgraph ficou claro que ambas possuem o caráter descentralizado, segurança na rede, escalabilidade, código aberto e ambiente para criação de dApps.

Um dos desenvolvedores do Hedera Hashgraph, chamado Matt, colocou uma resposta no Quora, “Um ponto importante é que diferentes ferramentas são apropriadas para diferentes tarefas. No mundo de “gerar consenso global”, vejo o hashgraph como um grande salto para frente a partir do blockchain. Holochain está tentando resolver um problema diferente. Nós não estamos tentando gerar “consenso global”.”.

Outras informações úteis

O baterista ex-Guns N’Rose, Matt Sorum está com um projeto chamado de Artbit para criar projetos com essa plataforma, veja aqui um vídeo sobre.

Para mais informações, nada melhor do que envolver com a comunidade desse projeto Hedera Hashgraph, do qual o Telegram é uma opção.

Conheça outras opções de redes distribuídas abaixo:

Centralizado significa que são redes com pontos únicos de comando e responsabilidade pelas informações, distribuídos são vários pontos de comando de controle em banco de dados, descentralizado são vários nós que possuem mesmo poder sem controle central e ainda de forma distribuída. É importante conhecer as diferenças destes conceitos em seus estudos.

Espero ter dado um overview sobre o que é Hashgraph, claro que como ponto inicial visto que é amplo e com mais detalhes além do explorado aqui, mas seguiremos buscando os concorrentes de blockchains e criptomoedas para trazer a título de curiosidade e informação.

Deixe sua opinião nos comentários.

Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de criptomoedas, formado em Análise de Dados e BI. Busquei conhecimento em Análise Técnica e Mercado Financeiro, quando me deparei com o Bitcoin e daí em diante venho escrevendo sobre a criptoeconomia e Blockchain.

MAIS LIDOS

FMI: Criptomoedas estão “abalando” o sistema bancário

De acordo com Christine Legarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), as criptomoedas estão "abalando o sistema" afirmando que as moedas digitais "devem ser monitoradas e reguladas para...

Fundador do Wikileaks foi preso na Embaixada do Equador

O mundo acompanha há sete anos a prisão do fundador da Wikileaks, Julian Assange. Este que sempre atuou em prol de um jornalismo livre,...

PewDiePie: um dos maiores Youtubers do mundo troca YouTube por plataforma Blockchain

PewDiePie, o polêmico astro mais bem pago do YouTube (R$ 51,3 milhões entre 2015 e 2016) - que havia sido alvo de uma petição para...
 
Compartilhe
close-link