Esquema da Binary Bit e Fênix Global é destaque na RecordTV

Mais um caso que usava a imagem do Bitcoin vira destaque negativo em televisão, confira abaixo!

Siga no
Binary Bit e Fênix Global é destaque em Domingo Espetacular (RecordTV)
Binary Bit e Fênix Global é destaque em Domingo Espetacular - Reprodução/RecordTV

Em uma reportagem feita pela RecordTV, a Binary Bit e Fênix Global, assim como seus líderes, foi o destaque de um possível esquema envolvendo as criptomoedas. As empresas que ofereciam rendimentos milagrosos para seus investidores, deixaram de funcionar após arrecadar muito dinheiro.

Desde 2019, contudo, o Livecoins já vinha recebendo informações sobre os problemas envolvendo a Binary Bit. Em novembro daquele ano, por exemplo, um investidor já pagava recompensa de R$ 61 mil para quem tivesse informações que o levassem até os líderes.

Na época, os problemas de saques da Binary Bit já tinham começado, certamente deixando muitos investidores sem acesso ao seu aporte financeiro. A Binary Bit encerrou o negócio investigado como pirâmide financeira e, através de um de seus sócios, criou a Fênix Global. Ambas as empresas funcionavam com sede em Salvador, na Bahia.

Já consolidado, possíveis esquemas Binary Bit e Fênix Global viram destaque na RecordTV

Mais um caso envolvendo golpes com Bitcoin pelo Brasil ganhou destaque na mídia tradicional. Em reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da RecordTV, na noite do último dia 7, a Binary Bit e Fênix Global, foram apontadas como um esquema de pirâmide financeira.

Ao apurar o caso, a reportagem conversou com ex-investidores que perderam dinheiro nos negócios. Além disso, mostrou os processos que correm na justiça contra três sócios da Binary Bit e Fênix Global.

De fato, os problemas começaram ainda no final de 2019, após os problemas para pagar os rendimentos prometidos começaram. A Binary Bit fazia eventos luxuosos e mostrava uma imagem de sucesso, como a maior parte das pirâmides financeiras fazem. Em um evento na Arena Fonte Nova, chegaram a convidar famosos, como a shark tank Camila Farani e o cantor Saulo.

Na época, em agosto de 2019, a CVM enviou um alerta ao mercado afirmando que a Binary Bit estava utilizando indevidamente o nome da autarquia. Com isso, desde que a CVM começou a olhar com carinho para a Binary Bit, os rendimentos começaram a atrasar.

Foram vários problemas então que pairaram sobre a Binary Bit, que teve um rompimento entre os sócios Marcos Monteiro e Ricardo Toro. Monteiro chegou a acusar Toro de planejar sua morte, e se defende como tendo sido um laranja do golpe.

Com fim da Binary, Fênix passou a ser oferecida e também já não funciona mais

Ao fim da Binary Bit, e a briga de seus sócios, Ricardo Toro criou a Fênix Global, com promessas de pagar os antigos investidores. Como destacado pelo Livecoins, em maio de 2020 a empresa já anunciou uma manutenção na plataforma, e não funciona mais.

Em nota à reportagem da RecordTV, os sócios da Binary Bit e Fênix Global deram suas versões do caso. De acordo com Marcos Monteiro, ele foi usado no esquema, sendo um laranja dos outros sócios que seriam “piramideiros profissionais“. Israel Soares, e mais alguns sócios que não tiveram os nomes revelados pela reportagem, seriam líderes do negócio.

Já na visão de Ricardo Toro, mesmo com os problemas, vários clientes teriam recebido seus aportes. Toro afirmou que teve que vender um apartamento de R$ 700 mil para pagar investidores raivosos que o ameaçavam. Além disso, disse que 35% dos clientes da Fênix Global teriam recebido seus rendimentos.

O caso é apenas mais um possível esquema de pirâmide financeira a usar a imagem do Bitcoin no Brasil. Como as pessoas preferem acreditar em promessas do que estudar a viabilidade de um negócio, o país tem sido assolado com fraudes, que criam uma visão ilusória do que o Bitcoin é realmente.

Após a reportagem da RecordTV ir ao ar, o perfil no Instagram da Fênix Global emitiu uma nota. A empresa afirma que irá manter suas operações, mesmo com atrasos em pagamentos aos clientes.

Após reportagem da RecordTV, Fênix Global afirma que irá continuar suas atividades
Após reportagem da RecordTV, Fênix Global afirma que irá continuar suas atividades – Reprodução/Instagram

Recentemente, a RecordTV também fez uma cobertura da Genbit, que também é um suposto esquema que lesou milhares de investidores pelo Brasil. Confira abaixo a reportagem da RecordTV na íntegra, publicada em um canal do YouTube:

Histórico da Binary Bit e Fênix Global

Pelo Reclame Aqui, já são pelo menos 60 reclamações de ex-clientes contra as atividades da empresa. Acusações de problemas em saques e golpes dados pelos sócios estão em destaque na maior plataforma de reclamações brasileira.

Confira abaixo as reportagens feitas pelo Livecoins sobre as empresas, desde que iniciaram os problemas:

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo...

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias