Um programador habilidoso acaba de ganhar $ 5 milhões (R$ 27 milhões) em DAI fazendo um flashloan com 80.000 Ethereum, avaliados atualmente em cerca de $ 37 milhões.
O lucro do programador com a operação de flashloan supera 10%, e ele não precisou investir nenhum dinheiro, já que a quantia foi emprestada pela pool de liquidez da Aave.
Tudo o que o programador precisou fazer foi dar uma olhada atenta para encontrar uma oportunidade de arbitragem, e então programar o flashloan em um contrato inteligente e, em seguida, pagar uma taxa irrisória (diante do que ele ganhou) para cobrir as taxas da rede.
O programador encontrou uma oportunidade de arbitragem por meio de stablecoins na plataforma Curve. A operação é complexa e teve uma taxa de $ 57 paga pelo próprio programador. Mas esse valor é ridículo perto dos 5 milhões ganhos pelo agora, milionário.
Qualquer um poderia ter feito a operação, desde que se saiba programar em Solidity e entender o básico de contratos inteligentes.
Como funciona um flashloan?
Flashloan é um empréstimo sem garantia, você não oferece nenhuma garantia ao pedir um empréstimo. Você simplesmente pergunta a alguém se pode emprestar, por exemplo, 1000 Ethereum, ele diz que sim, o valor vem para você, executa seja lá o que for que você precisa e volta para o credor.
Você entendeu a sacada? O flashloan é um empréstimo rápido que deve ser reembolsado para o dono na mesma transação.
Pensando de uma forma mais simples, o flashloan funciona em 3 etapas: receber o empréstimo, fazer algo com o empréstimo, reembolsar o empréstimo.
É aqui que o programador entra, ele programa o contrato inteligente que vai garantir que tudo aconteça em apenas uma transação e claro, ganha um percentual previamente combinado.
Flashloan é uma revolução que está acontecendo nas finanças descentralizadas, bem de baixo do nosso nariz, à medida que jovens banqueiros fazem parceria com programadores para o desenvolvimento desse novo mundo. Flashloan é uma operação baseada em código em que você recebe dinheiro porque seu código garante que uma transação será executada em 15 segundos (um bloco).
Apenas para recordar, em uma transação comum, várias coisas podem acontecer. Não apenas uma transferência, pode haver 50 transferências ou ações em uma transação. Como os contratos inteligentes são programas, quando você faz uma transação, “chama uma função no contrato inteligente”, ele pode executar várias / muitas coisas.
Em um flashloan, todas as ações devem ser feitas em uma única transação. Portanto, você deve ser capaz de programar todas as etapas em uma única transação no contrato inteligente: pedir emprestado, agir, pagar.
Se a transação não tiver êxito, e logo, o valor não for honrado, a transação falha e nada acontece.
Portanto, o contrato dá a você, por exemplo, 1.000 eth no início da transação. Se no final não houver 10.000 eth, ele falha porque os nós executam a transação internamente e revertem todas operações.
Bizarro, certo? O Ethereum meio que nem sai do lugar, exceto para executar tudo e voltar para onde estava.
Parece loucura porque em muitos aspectos é uma área totalmente nova. Você tem que saber como programar, no entanto, para tirar vantagem disso você tem que especificar cada etapa, mas depois de passar algumas semanas estudando Solidity, você pode basicamente fazer dinheiro programando contratos de arbitragem ou qualquer oportunidade que você possa ter encontrado.
Adaptado para português em parceria com TrustNodes