O engenheiro chefe da Boeing confirmou os planos da empresa de produzir um avião no ambiente de metaverso. Há dois anos sem conceder entrevistas, Greg Hyslop, que também é o vice-presidente executivo da Boeing Engineering, Test & Technology, ele compartilhou os planos da empresa para a Reuters.
A Boeing vale lembrar é uma das principais empresas do setor de aviação mundial, tendo como principal concorrente a Airbus, que tem aumentado sua presença no setor e até convertido grandes clientes.
Para fazer frente a concorrência, a companhia pretende ampliar sua digitalização de negócios, sendo presença certa no metaverso.
Próximo avião da Boeing será no metaverso, diz engenheiro chefe
Se a concorrência no mundo físico está crescendo, o ambiente ainda inexplorado dos metaversos é um verdadeiro oceano azul para a Boeing.
Com planos audaciosos de embarcar nessa inovação, a empresa pretende construir seus aviões com uso do metaverso, mas não será para vender eles em ambiente digital não.
O metaverso será um espaço digital de experimentação de inovações, disse Greg Hyslop. A justificativa para que a Boeing entre nesse ambiente será para testes de design, área que é responsável hoje por 70% dos problemas da companhia.
Ou seja, a Boeing chega no metaverso para buscar corrigir problemas encontrados no mundo físico, mas economizando consideravelmente os custos de criação de um protótipo. Essa empresa planeja que em até dois anos todos os seus engenheiros terão conectividade de qualquer local do mundo com óculos de imersão digital.
Hyslop acredita que os custos de produção de jatos e aeronaves terão uma queda significativa, aumentando a receita da empresa cada vez mais acuada pela concorrência. Só em 2021, as ações da Boeing (NYSE: BA) registram uma queda de 4%, com cada ação custando hoje US$ 194,00.
Porque o metaverso cresceu tanto nos últimos meses?
Cunhado na década de 90, o metaverso é um termo que só ganhou adoção em massa em 2021. Isso porque, com a chegada do Facebook no espaço, que agora se chama Meta, essa realidade chegou para bilhões de pessoas, que esperam ansiosas por ambientes e plataformas imersivas pela internet.
Enquanto muitas pessoas analisam que essa pode ser a próxima revolução da internet, a criação ainda carece de profissionais capacitados e equipamentos para uma total experimentação do ambiente.
Vale lembrar que mesmo que o termo esteja famoso, deverá demorar muitos anos para que as pessoas tenham equipamentos sofisticados de imersão no metaverso, similar a realidade retratada no filme Jogador N.º 1, que se passa em um ambiente de ficção científica com metaverso, dirigido por Steven Spielberg.
Recentemente, chamou a atenção para um navio que foi vendido por milhões de dólares nesse ambiente de metaverso, usando criptomoedas para a compra desse item exclusivo em ambiente digital. Nesta sexta-feira (17), a adidas Originals começou a vender itens por criptomoedas também.