Receita Federal do Brasil manda auditor para programa de criptomoedas da OCDE

Servidor autorizado está lotado em setor estratégico que atua na vigilância digital e no combate a crimes financeiros

O auditor-fiscal Pedro Augusto Frantz, da Receita Federal do Brasil (RFB), vai comparecer nos próximos dias em um evento na Itália, com o tema das criptomoedas, e promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Pedro inclusive está atualmente na Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Secretaria Especial da RFB.

Conforme apurado pelo Livecoins sobre o caso, o servidor já foi liberado formalmente por Robinson Sakiyama Barreirinhas, o Secretário Especial da Receita Federal do Brasil.

Os custos de passagens aéreas para que o servidor público participe do evento, além do seguro internacional, serão despesas cobertas pela RFB.

Já os custos de despesas com diárias de hotel do servidor brasileiro serão todos pagos pela própria OCDE, que organiza o evento.

Auditor da Receita Federal vai a evento de criptomoedas na cidade de Óstia na Itália

O Brasil ainda não é membro pleno, mas é parceiro estratégico da OCDE desde 2007 e tem candidato formal à adesão. Assim, o país já adotou dezenas de instrumentos da organização e participa de comitês técnicos em diversas áreas.

O evento, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, acontecerá na cidade de Óstia (Itália).

O tema terá como foco as tendências, processos e desafios ligados ao uso de criptomoedas em operações de lavagem de dinheiro.

Vale o destaque que Pedro Frantz está lotado na Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita. E este é um setor estratégico que atua na vigilância digital e no combate a crimes financeiros por meio de ferramentas tecnológicas.

Assim, a participação no programa internacional reforça o envolvimento da Receita em ações de cooperação global no enfrentamento a práticas ilícitas com ativos digitais.

O despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) permite a ausência do servidor do país entre os dias 3 e 10 de maio de 2025, incluindo o período de deslocamento.

Evento não consta na agenda oficial de eventos da OCDE

O programa de treinamento que dura sete dias sobre criptomoedas da OCDE não está cadastrado na agenda oficial de eventos futuros no site da organização.

Assim, o Livecoins não conseguiu apurar mais detalhes sobre o que os participantes aprenderão nos dias de evento, nem quem são os palestrantes, entre outras informações.

De qualquer forma, o caso chama atenção em um país em que a Receita Federal tem observado de perto o mercado de criptomoedas, desde 2019, com a publicação da IN 1.888/2019.

Por fim, o evento pode alinhar o fisco do Brasil com as políticas de criptomoedas dos 38 países membros da OCDE.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Comprar agora

Últimas notícias