O auditor-fiscal Pedro Augusto Frantz, da Receita Federal do Brasil (RFB), vai comparecer nos próximos dias em um evento na Itália, com o tema das criptomoedas, e promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Pedro inclusive está atualmente na Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Secretaria Especial da RFB.
Conforme apurado pelo Livecoins sobre o caso, o servidor já foi liberado formalmente por Robinson Sakiyama Barreirinhas, o Secretário Especial da Receita Federal do Brasil.
Os custos de passagens aéreas para que o servidor público participe do evento, além do seguro internacional, serão despesas cobertas pela RFB.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Já os custos de despesas com diárias de hotel do servidor brasileiro serão todos pagos pela própria OCDE, que organiza o evento.
Auditor da Receita Federal vai a evento de criptomoedas na cidade de Óstia na Itália
O Brasil ainda não é membro pleno, mas é parceiro estratégico da OCDE desde 2007 e tem candidato formal à adesão. Assim, o país já adotou dezenas de instrumentos da organização e participa de comitês técnicos em diversas áreas.
O evento, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, acontecerá na cidade de Óstia (Itália).
O tema terá como foco as tendências, processos e desafios ligados ao uso de criptomoedas em operações de lavagem de dinheiro.
Vale o destaque que Pedro Frantz está lotado na Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita. E este é um setor estratégico que atua na vigilância digital e no combate a crimes financeiros por meio de ferramentas tecnológicas.
Assim, a participação no programa internacional reforça o envolvimento da Receita em ações de cooperação global no enfrentamento a práticas ilícitas com ativos digitais.
O despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) permite a ausência do servidor do país entre os dias 3 e 10 de maio de 2025, incluindo o período de deslocamento.
Evento não consta na agenda oficial de eventos da OCDE
O programa de treinamento que dura sete dias sobre criptomoedas da OCDE não está cadastrado na agenda oficial de eventos futuros no site da organização.
Assim, o Livecoins não conseguiu apurar mais detalhes sobre o que os participantes aprenderão nos dias de evento, nem quem são os palestrantes, entre outras informações.
De qualquer forma, o caso chama atenção em um país em que a Receita Federal tem observado de perto o mercado de criptomoedas, desde 2019, com a publicação da IN 1.888/2019.
Por fim, o evento pode alinhar o fisco do Brasil com as políticas de criptomoedas dos 38 países membros da OCDE.