Em nota publicada nesta terça-feira (18), o HM Treasury — Tesouro de Sua Majestade — do Reino Unido anunciou que vai fiscalizar anúncios enganosos relacionados a criptomoedas de maneira mais proativa.
Como justificativa está a proteção aos seus cidadãos, destacando que cerca de 2,3 milhões deles já possuem criptomoedas e que este número está aumentando. Todavia, o texto destaca que o conhecimento sobre o assunto está cada vez mais raso.
Conforme o setor de criptomoedas está tornando-se cada vez mais comum, não é surpresa que serviços relacionados estejam sendo tratados de maneira semelhante a investimentos mais tradicionais.
Criptomoedas vieram para ficar
Após treze anos da criação do Bitcoin, diversos gestores de fundos já admitiram que o bitcoin é uma alternativa ao ouro como reserva de valor. Além disso, tanto ETFs ao redor do mundo quanto a adoção do BTC por El Salvador reforçam que não há como parar a maior criptomoeda do mundo.
Com isso, órgãos regulamentadores só possuem uma saída, “proteger” os consumidores de anúncios enganosos. É exatamente esta a proposta do Reino Unido, tratar promoções de criptomoedas da mesma forma que ações e outros ativos tradicionais.
“Estabelece o plano do governo para trazer a promoção de criptoativos no âmbito da legislação de promoções financeiras. Isso significa que a promoção de criptoativos qualificados estará sujeita às regras da FCA, de acordo com os mesmos altos padrões de outras promoções financeiras, como ações, títulos e produtos de seguros.”
Esta pode ser uma resposta a propaganda da rival da Dogecoin, a Floki Inu, que invadiu os sistemas de transporte de Londres com suas propagandas. Obviamente isso não agradou os reguladores financeiros.
Governo do Reino Unido apoia inovação
Além disso, a nota ressalta que o governo do Reino Unido apoia a inovação e oportunidades criadas pelo mercado das criptomoedas.
Sendo este plano focado na segurança dos consumidores, muitas vezes enganados por anúncios desleais. Isso é destacado por Rishi Sunak, Chanceler do Tesouro.
“Os criptoativos podem oferecer novas oportunidades empolgantes, permitindo que as pessoas negociem e investiam de novas maneiras — mas é importante que os consumidores não estejam comprando produtos com alegações enganosas. Estamos garantindo que os consumidores estejam protegidos, ao mesmo tempo em que apoiamos a inovação do mercado de criptoativos.”
Por fim, sem duvidas este é o mercado que está na mira de muitos gigantes da indústria. Além da própria negociação destes ativos, através de exchanges, outros campos também estão atraindo olhares.
Como exemplo mais recente, temos a introdução da Intel na fabricação de equipamentos de mineração de Bitcoin. Além de diversas empresas aproveitando o metaverso para promoverem seus produtos. Todavia, é preciso educação antes de sair investindo.