Reserva estratégica soberana de bitcoins ganha audiência pública, veja data

Projeto do Deputado Eros Biondini avança com audiência pública histórica

A Câmara dos Deputados em Brasília definiu a data para a primeira audiência pública envolvendo o debate da Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins. O debate discutirá o Projeto de Lei 4.501/2024, de autoria do Deputado Federal Eros Biondini (PL-MG).

Apresentado em novembro de 2024, o projeto de lei pede que o Brasil comece a diversificar seus ativos com bitcoin e outros criptoativos seguros.

No final de junho, ao chegar para análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) pediu uma audiência pública.

“Requer a realização de audiência pública com o objetivo de debater o PL 4501/2024, que dispõe sobre a formação de uma Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins pelo Governo Federal e dá outras providências.”

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Assim, a data definida pela comissão na volta dos trabalhos do Congresso Nacional nesta segunda-feira (4) ficou para o dia 20 de agosto de 2025, a partir das 16 horas.

A reunião vai ocorrer no Anexo II da Câmara dos Deputados, no Plenário 5, em Brasília (DF).

Com convidados ainda a confirmar, Reserva Estratégica Soberana de bitcoins avança com audiência pública

Até esta segunda, a reportagem do Livecoins apurou que audiência pública já obteve a confirmação de participação de Diego Kolling (Head da estratégia bitcoin do Méliuz). Além disso, Rubens Sardenberg (FEBRABAN) também já confirmou sua presença.

Agora, a CDE aguarda a confirmação dos convidados na Abcripto, Banco Central do Brasil (BCB), Ministério da Fazenda (MF) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Audiência Pública da Reserva Soberana de bitcoins do Brasil marcada para 20 de agosto de 2025
Audiência Pública da Reserva Soberana de bitcoins do Brasil marcada para 20 de agosto de 2025 (Reprodução).

Os convidados a confirmar ainda são Bernardo Srur (ABCripto), Guilherme Mello (MF), Nilton José Schneider David (BCB) e o Pedro Henrique Giocondo Guerra (Chefe de Gabinete do Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Com a confirmação da audiência pública, a câmara confirma que a pauta da reserva soberana de bitcoins brasileira segue como uma pauta relevante em andamento.

Além disso, é uma ótima oportunidade para que especialistas apresentem o tema para a sociedade e os congressistas, que devem aprovar a lei.

Apresentada pelo Deputado Eros Biondini, a legislação brasileira pode se modernizar seguindo tendências globais. Os Estados Unidos, por exemplo, também discutem a criação de sua própria reserva e podem sair na frente do Brasil, levando outros países no movimento.

Ou seja, o Congresso Nacional ainda precisa avaliar, com a audiência sendo uma ótima oportunidade de avanço, para que então o presidente concorde com sua sanção.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias