Em anúncio publicado em seu site oficial, o Santander do Reino Unido informou que limitará as transações de dinheiro enviadas para corretoras de criptomoedas. Válida a partir de 15 de novembro, a nova política do banco acabou irritando seus clientes.
Como justificativa, o Santander aponta que investimentos em criptomoedas podem ser de alto risco. Seguindo, também afirma que diversos clientes foram vítimas de fraudes envolvendo criptos nos últimos meses.
“Queremos fazer tudo o que pudermos para proteger nossos clientes e sentimos que limitar os pagamentos às corretoras de criptomoedas é a melhor maneira de garantir que seu dinheiro permaneça seguro.”
Como resposta, um cliente mostrou-se confuso com a decisão. Afinal, há poucas semanas o banco anunciou que estaria usando blockchain, tecnologia por trás das criptomoedas, para melhorar negociações de carros e casas em nosso país, além de outros programas mais antigos.
“Ei @santanderuk, eu não entendo. É o meu dinheiro na minha conta bancária, mas você vai decidir para onde posso enviar ou gastar? Como isso funciona? Ao mesmo tempo, vejo que você anunciou a negociação do Santander Crypto no Brasil?”
Santander limita transações para corretoras, “£3.000 em 30 dias”
No anúncio oficial, o Santander nota que seus clientes poderão enviar apenas £1.000 por transação, cerca de R$ 5.700 em conversão direta. Indo além, comenta haver outro limite, de £3.000 (R$ 17.000), a cada 30 dias, a ser implementado a partir do próximo dia 15.
“A partir de 15 de novembro de 2022, quando identificarmos pagamentos para corretoras de criptomoedas usando o Mobile e o Online Banking, limitaremos o valor que você pode enviar. Esses limites são aplicados por conta.”
Sua justificativa é o crescente número de golpes envolvendo criptomoedas, seguido por diversos alertas do FCA, órgão fiscalizador do Reino Unido.
“Investir em ativos de criptomoeda pode ser de alto risco”, abre o texto do banco.
De qualquer forma, o Santander não está limitando depósitos de corretoras para contas bancárias de seus clientes. Ou seja, caso você lucre com investimentos em criptomoedas, eles estão prontos para aceitar o seu dinheiro.
Santander britânico comenta sobre proibição da Binance pela FCA
O Santander também comenta que fará mais mudanças nos limites de transações para corretoras, mas que informará seus clientes. Em relação à Binance, corretora banida do Reino Unido pela FCA, o banco comentou que continuará detendo tais transações.
“Continuaremos impedindo que pagamentos sejam enviados para a Binance. Isso segue o aviso da FCA aos consumidores sobre essa corretora de criptomoedas e ajuda a protegê-los contra fraudes. Você ainda pode sacar qualquer dinheiro que tenha com a Binance para sua conta Santander.”
Por fim, clientes tomaram as redes sociais para reclamar da posição do banco. Além disso, a decisão acima mostra um forte contraste com a posição global do banco que está promovendo um evento sobre criptomoedas serem o futuro do dinheiro.