A MSCI, uma das principais provedoras de índices de mercado do mundo, disse estar considerando remover empresas de tesouraria de criptomoedas de seus índices. Sendo mais específico, todas empresas com mais de 50% de seu valor em Bitcoin ou outra criptomoeda.
Isso incluiria a Strategy (NASDAQ: MSTR), maior posição em Bitcoin do mercado, dentre outras que se encaixam no critério.
Como resposta, a empresa de Michael Saylor publicou um documento nesta quarta-feira (10) pedindo que a MSCI ignore a proposta.
Strategy afirma que remover empresas de Bitcoin seria uma perseguição política
Embora hoje o valor de mercado da Strategy esteja totalmente ligado ao preço do Bitcoin, a empresa de Michael Saylor defende que ela, e outras tesourarias de criptomoedas, são empresas operacionais, não fundos.
Como exemplo, nota que eles usam seus bitcoins como base de produtos de crédito digital, instrumentos de dívida e ações preferenciais.
“Hoje, a Strategy oferece instrumentos de crédito digital lastreados em Bitcoin, similares aos que bancos e seguradoras historicamente disponibilizam”, justificou a empresa.
Outro ponto levantado é que o limite de 50% seria arbitrário, ou seja, escolhido sem motivo aparente além de mirar determinadas empresas.
Como comparação, a Strategy cita que diversas empresas de outros setores também mantém estoques acima desse nível em outras commodities, incluindo petróleo, madeira, ouro, imóveis, etc.
“A proposta introduz de forma indevida considerações de política pública na construção de índices”, seguiu a Strategy.
“A proposta entra em conflito com a política dos EUA e sufocaria a inovação.”
Isso porque a ideia iria justamente contra o abandono da Operação Chokepoint 2.0, tida como uma bandeira do governo Trump.
Indo além, a Strategy nota que a proposta afetaria mineradoras de Bitcoin, que também mantém grandes reservas da criptomoedas em caixa, bem como outras empresas novas. Ou seja, não afetaria apenas tesourarias de criptomoedas, mas o setor inteiro.
Ações da Strategy podem acelerar queda caso empresa seja removida dos índices da MSCI
Atualmente as ações da Strategy operam em queda de 65,5% em relação ao seu topo histórico de novembro de 2024. Isso se deve um pouco pela queda de 7,3% do Bitcoin no período, mas principalmente pela diminuição do premium entre o valor de mercado da empresa e seus bitcoins em caixa.
Caso a Strategy seja removida dos índices da MSCI, isso poderia pressionar ainda mais os papeis.
Michael Saylor, fundador da Strategy, pediu apoio aos seus seguidores. No site da empresa é possível encontrar um link direto para enviar um e-mail à MSCI, por exemplo.
“A Strategy enviou sua resposta à consulta da MSCI sobre empresas de tesouraria de ativos digitais. Os padrões de índices devem ser neutros, consistentes e refletir a evolução do mercado global. Leia nossa carta e compartilhe seu apoio.”
