Total Value Locked (TVL) é uma medida do valor depositado nos contratos inteligentes, os smart contracts, de cada projeto. Embora não exista um ranking oficial, as estimativas giram em torno de 100 bilhões de dólares.
Este mercado cresceu mais de 5 vezes em 2021, e não dá sinais de que irá parar. Veja como analisar o setor e encontrar os tokens com maior potencial.
Onde encontro o ranking de TVL?
São vários os sites de comparação, porém recomendo DeBank, que faz um bom trabalho para remover a dupla-contagem. Além disso, cobre as redes Ethereum, Binance Smart Chain, e Polygon.
Cabe lembrar que este valor é mais importante para projetos de empréstimo do que exchanges descentralizadas (DEX), onde o volume é determinante.
O valor do token está relacionado ao TVL?
Na teoria, esses tokens de DeFi se vendem como protocolos de governança, ou seja, dão direito nas votações de cada projeto. Na realidade, sabemos que isso é mentira pra tentar enganar órgãos reguladores, já que todo mundo entra na esperança de um dia ganhar parte das taxas.
De fato, existem projetos onde adquirir o token é necessário para quem vai utilizar o próprio projeto. Chainlink é um bom exemplo, pois quem deseja obter dados destes oráculos precisa pagar o serviço utilizando o token LINK.
No entanto, este não é o caso das exchanges (DEX) ou protocolos de empréstimo, onde qualquer um pode utilizar o serviço sem o token específico do projeto. Nessa situação usualmente há uma perspectiva de remeter parte das taxas e lucros para os detentores do token.
Cuidado com os tokens inflacionários
Outro grande problema do setor são os tokens altamente inflacionários. A maioria vai praticamente duplicar a quantidade em circulação em 10 anos. Isso torna bem mais difícil a valorização quando comparado a projetos não-inflacionários.
Acima estão alguns dos casos mais emblemáticos, incluido The Graph (GRT), Curve DAO (CRV), e 1inch. Cabe lembrar que alguns projetos nasceram com uma grande inflação, e depois implementaram mecanismos de burn (queima) para equilibrar a oferta.
PancakeSwap (CAKE) é um exemplo destes.
Como escolher a melhor moeda de DeFi?
Procure por métricas que sejam mais complexas de se manipular, pois um pequeno grupo de investidores é capaz de colocar U$ 1 bilhão depositado no projeto, ou utilizar um robô para mover 2.000 endereços diariamente, especialmente quando não se trata do Ethereum.
Quem utilizou a UniSwap antes do lançamento do token ganhou 400 moedas para cada endereço, e hoje isso vale R$ 84 mil. Em suma, dê preferência para as novas plataformas ou projetos que estão buscando integração com outras redes além do Ethereum.