A Ucrânia anunciou o cancelamento da distribuição de criptomoedas que seria realizado nesta quinta-feira (3) para a população do país, após um golpe envolvendo um token.
O anúncio foi feito pelo vice-primeiro ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, que considerou ao invés de dar criptomoedas, vender NFTs. Essa medida acabou chamando atenção de muitos de seus seguidores, que o acusaram de dar um “golpe na população”.
“Após cuidadosa consideração, decidimos cancelar o airdrop. Todos os dias há mais e mais pessoas dispostas a ajudar a Ucrânia a combater a agressão. Em vez disso, anunciaremos em breve NFTs para apoiar as Forças Armadas Ucranianas. NÃO TEMOS planos de emitir tokens fungíveis”.
After careful consideration we decided to cancel airdrop. Every day there are more and more people willing to help Ukraine to fight back the agression. Instead, we will announce NFTs to support Ukrainian Armed Forces soon. We DO NOT HAVE any plans to issue any fungible tokens
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 3, 2022
Esse anúncio chega após dias em que a Ucrânia pede criptomoedas como doação e eram esperadas medidas para enviar os recursos para as pessoas. Fontes revelam que mais de 1 milhão de refugiados já saíram da Ucrânia devido ao conflito com a Rússia, perdendo suas casas, empregos e toda uma vida construída no país.
Não está claro como o governo ucraniano está gastando os milhões recebidos em criptomoedas, mas havia uma esperança de que nessa quinta fossem doados parte para as pessoas, conforme anúncio do próprio governo Ucraniano em seu perfil oficial do Twitter.
Ucrânia deu um golpr na população após cancelar airdrop? Golpe de token pode ser explicação
Pelo mundo das criptomoedas, um setor que preza pela transparência, não soou nada bem ver a Ucrânia cancelar o airdrop para a população após prometer que faria isso nesta quinta. Caso se confirme um golpe, com pessoas chamando o caso de rugpull, o país seria o primeiro a fazê-lo.
😅 Ao que parece, a Ucrânia é o primeiro país a fazer um “rug pull” (puxada de tapete) 🤷♀️https://t.co/gdxkopEfjL https://t.co/onsxAl35GO pic.twitter.com/i2wrjFVB62
— Paradigma Education (@ParadigmaEdu) March 3, 2022
De qualquer forma, o caso pode ser muito mais problemático que apenas um rugpull da Ucrânia, visto que nos últimos dias foi criado um token Ethereum chamado WORLD. Com esse token, golpistas que o criaram enviaram tokens para o endereço de doações em Ethereum da Ucrânia.
Contudo, o contrato inteligente do falso token fazia com que assim que chegasse ao endereço de doações da Ucrânia, fosse enviado para outros endereços. Ou seja, foi simulado um falso airdrop com esse token WORLD, com moedas saindo do endereço da Ucrânia e afetando a credibilidade da ação do país.
De qualquer forma, com o caso sendo revelado pelos especialistas de segurança em blockchain da PeckShield, o país cancelou o airdrop para a população.
“Alerta de fraude: este airdrop não foi realizado de Ucrânia, os golpistas enviaram a maior parte do WORLD para o endereço de Ucrânia, então transferiu tokens do endereço de Ucrânia para outros endereços. Por favor, fique longe disso! Fedorov Mykhailo decidiu cancelar o lançamento aéreo.”
#ScamAlert This airdrop was performed not from @Ukraine, the scammers sent a majority of WORLD to the address of @Ukraine, then transferred tokens from the address of @Ukraine to other addresses. Please stay AWAY from it!⁰@FedorovMykhailo decided to cancel the airdrop. pic.twitter.com/n8FfTs18r6
— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) March 3, 2022
Essa situação é nova tanto para o governo da Ucrânia, quanto para especialistas em segurança e o próprio mercado. Assim, fica claro que é importante proceder com cautela ao receber criptomoedas grátis ou mesmo enviar doações para qualquer empresa ou governo.