Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da FTX, já chegou a ser uma das pessoas mais ricas do mundo, mas hoje está trancado em uma das piores penitenciárias dos EUA. Nesta segunda-feira (19), a jornalista Tiffany Fong revelou a primeira foto do ex-bilionário na cadeia.
Essa é a primeira e única foto desde que o executivo foi condenado. Nela aparecem outros cinco detentos e, além de SBF, o único deles com o rosto visível é de “G Lock”, um ex-membro de gangue que conversou com a jornalista, dando mais detalhes sobre o estado físico e mental de Bankman-Fried.
Segundo o relato, o fundador da FTX já está adaptado a nova vida. Enquanto relatos passados apontam que o ex-bilionário estava negociando peixe na prisão, G Lock revela que Bankman-Fried se tornou um “verdadeiro gangster” por não ser um “dedo-duro”.
Ex-detento afirma que Sam Bankman-Fried não está tomando banho, mas virou um “verdadeiro gangster”
A vida de Sam Bankman-Fried desmoronou em 2022 quando uma corrida de saques revelou que sua corretora de criptomoedas estava insolvente. Pior do que isso, a crise expôs que o ex-bilionário estava usando o dinheiro de seus clientes em benefício próprio.
Inicialmente Bankman-Fried foi preso nas Bahamas, onde a FTX possuía escritórios, mas foi rapidamente extraditado para os EUA. Considerado culpado pelas sete acusações que enfrentava, SBF pode passar 110 anos na cadeia.
Embora fontes apontassem que o ex-bilionário tivesse mudado seu visual, apenas um retrato foi divulgado desde seu julgamento. No entanto, a jornalista Tiffany Fong revelou uma foto exclusiva de Sam Bankman-Fried na prisão.
“A primeira foto de Sam Bankman-Fried na prisão no MDC (Metropolitan Detention Center) no Brooklyn. (17 de dezembro de 2023).”
Ao seu lado esquerdo, também com o rosto à vista, está o ex-detento conhecido como G Lock, que além da foto também cedeu uma entrevista para Fong.
“Sam Bankman-Fried estava com a barba-feita, agora ele está com uma barba longa”, comentou G Lock. “Perguntei: ‘Sam, o que você está fazendo?’, e ele respondeu ‘estou tentando deixar crescer, nunca fiz isso antes’”.
“Sam tinha uma barriga quando conheci ele, [agora] está magro como um palito de dente. Não está tomando banho, não está fazendo nada.”
Fong brinca com a situação, perguntando se Bankman-Fried não está tomando banho por medo de “deixar o sabonete cair”. No entanto, G Lock diz que não e que “essas coisas costumavam acontecer nos anos 90, início dos anos 2000”, mas que isso não acontece mais.
“Ele não delatou ninguém”, continuou G Lock, afirmando que SBF se tornou um “verdadeiro gangster”, mais do que o rapper Tekashi 69, que também passou pela penitenciária.
Finalizando, G Lock até mesmo pede para que o presidente dos EUA, Joe Biden, libere Sam Bankman-Fried da prisão antes do seu mandato acabar. “Ele [SBF] é um cara bom, ele é estranho, mas é um cara legal”, comentou G Lock.
Thank you to my new friend ex blood gang member, G Lock!!pic.twitter.com/JjYbezpsl7
— Tiffany Fong (@TiffanyFong_) February 20, 2024
Por fim, Fong afirmou que estará soltando um vídeo em seu canal nas próximas semanas com mais histórias de Sam Bankman-Fried na prisão. Como exemplo, ela afirma que os detentos assistiram à entrevista de Michael Lewis, que escreveu um livro sobre SBF, mas que também zoaram o ex-bilionário por namorar Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research.
Enquanto isso, os antigos clientes da FTX ainda esperam pela devolução de suas criptomoedas. Segundo as últimas informações, a falida corretora deve pagar seus clientes em breve, mas não deve voltar a funcionar.