A Visa, uma das maiores empresas do ramo de soluções de pagamentos, anunciou nesta quarta-feira (8) que está lançando um programa para ajudar parceiros a entrar nesta nova era de pagamentos.
Sua nota afirma que cada vez mais instituições estão buscando trabalhar com criptomoedas para atender a necessidade de seus clientes, assim como bancos centrais estão estudando a criação de suas próprias moedas digitais. Além disso, também há outros casos como os NFTs que tem atraído empresas.
Graças a seu trabalho com mais de 60 plataformas de criptomoedas, a Visa afirma que possui conhecimento para ajudar instituições financeiras em relação a esta nova forma de movimentar tanto dinheiro quanto certificados de propriedade, como no caso dos NFTs.
Uso das criptomoedas está crescendo
O anúncio do novo serviço de consultoria relacionado a criptomoedas da Visa acontece um dia após a empresa revelar um aumento no interesse em pagamentos com criptomoedas na América Latina.
Segundo estudo da Visa, 94% das pessoas já estão cientes sobre as criptomoedas, sendo que 32% deles possuem criptos. A Visa afirma que manchetes sobre criptomoedas são o principal responsável por este número.
Segundo o relatório, o Brasil é um dos países emergentes que mais está ligado com as criptomoedas. No geral, podemos ver que os céticos são a menor porcentagem entre os entrevistados, o que é uma boa notícia.
É por conta deste crescimento de usuários que a Visa está lançando este serviço que promete ajudar empresas a definir as melhores práticas para aceitar e trabalhar com criptomoedas.
Exchanges serão os novos bancos
Devido a popularização das criptomoedas, serviços tradicionais precisam mudar para continuar trabalhando. É exatamente isso que alguns bancos dos EUA e do mundo estão fazendo, buscando oferecer serviços relacionados a criptos.
Além disso, algumas exchanges já estão, de certa forma, tornando-se bancos e oferecendo retornos aos usuários em relação a uma espécie de poupança com suas criptomoedas. A Visa fez questão de destacar que boa parte dos usuários já estão prontos para abandonar seus bancos tradicionais.
“O caso das criptomoedas está ficando mais forte para as instituições financeiras; Uma nova pesquisa global descobriu que quase 40% dos proprietários de criptomoedas provavelmente trocariam os bancos primários por um que oferecesse produtos de criptomoedas.”
O melhor exemplo da necessidade de mudança por conta dessas empresas é a própria Visa, que através deste seu novo serviço relacionado a criptomoedas, está mostrando que é necessário mudar antes que vira uma nova Kodak, que quase faliu após não acompanhar a mudança para as câmeras digitais.